Institucional

Saiba mais sobre a nossa história

A Associação Paranaense do Ministério Público foi fundada em 1951, depois do I Congresso Estadual do Ministério Público, com o objetivo principal de defender os interesses dos Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do Paraná. O primeiro Presidente da entidade de classe foi o Promotor de Justiça, na época 1º Sub-Procurador Geral de Justiça do Estado do Paraná, Ary Florêncio Guimarães. A primeira, de muitas reuniões de diretoria, aconteceu no dia 11 de outubro de 1951, no salão da biblioteca do Tribunal de Justiça, em Curitiba. Em 6 de julho de 1973, a APMP foi declarada como entidade de utilidade pública pela Lei Estadual nº 6.424. Entre suas atribuições está a defesa dos interesses, direitos e aspirações dos membros do Ministério Público, intensificar o espírito de classe entre os Associados, além de pugnar por todos os meios ao seu alcance, junto aos poderes Constituídos, pela completa independência dos membros do Ministério Público, de modo que sejam mantidas e aprimoradas as garantias essenciais inerentes à atividade e à organização do Ministério Público, previstas pelas Constituições Federal e Estadual, bem como pelas Leis Orgânicas Nacional e Estadual. A APMP, com sede administrativa em Curitiba, hoje conta com mais de 1000 associados, possui, além da sede de Curitiba, mais seis em todo o Estado: Foz do Iguaçu, Londrina, Matinhos, Colombo, Maringá e Umuarama. Durante a história da Instituição foram mais de 20 presidentes que lutaram pelos interesses da classe. Confira abaixo cada gestões:

Galeria de Ex-Presidentes da APMP

Nesta página você encontrará um resumo da história desta Associação, que congrega Promotores e Procuradores de Justiça, ativos e aposentados, e pensionistas. São mais de 6 décadas de lutas, reivindicações e conquistas.

  • Reconhecimento Estadual06/07/1973
    Reconhecimento da APMP como entidade de utilidade Pública pela Lei Estadual n° 6424.
  • Aquisição da sede em Colombo01/08/1980
    Aquisição da sede de campestre, em Colombo. O local apresenta uma excelente infraestrutura e condições para o lazer e o descanso dos associados da APMP e seus dependentes.
  • Aquisição Sede Cândido de Abreu01/01/1987
    No ano de 1987, durante a administração da diretoria presidida pelo então Promotor Milton Riquelme de Macedo, foi adquirida uma nova sede para a APMP, localizada na Avenida Candido de Abreu, 10ª andar, Torre A, em Curitiba (PR), com 600m².
  • Criação e implantação de um plano assistencial de saúde exclusivo29/07/1988
    A criação e implantação de um plano assistencial de saúde exclusivo à Promotores e Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná foi uma iniciativa inovadora. Antes da criação do Promed, a APMP manteve convênios com outros planos de saúde para atender Promotores e Procuradores de Justiça. O primeiro convênio foi firmado com o Paraná Clinica e o segundo com a Judicimed, da magistratura. No entanto, era preciso um plano assistencial que atendesse exclusivamente os membros do Ministério Público estadual.   A criação do Promed foi colocada em debate em algumas reuniões que aconteceram no ano de 1987, e a implantação de um plano assistencial à saúde foi então aprovada pelos Promotores e Procuradores de Justiça do Paraná. O primeiro presidente do Promed foi o Promotor de Justiça Jonny de Jesus Campos Marques, no ano de 1988. 
  • Inclusão de pensionistas como associadas da APMP27/07/1994
    Na Assembleia Geral Ordinária, de 27 de julho, foi aprovada a inclusão das viúvas de membros do Ministério Público como associadas da APMP.
  • Criação da FEMPAR22/12/1997
    Desde a década de 60, o Ministério Público do Estado do Paraná mantinha uma prática pedagógica voltada para os acadêmicos de direito. Naquela época os Promotores de Justiça já reclamavam pela existência de serviços auxiliares nos seus gabinetes, passando a recrutar acadêmicos dos últimos anos do curso de direito que quisessem fazer estágio no Ministério Público.   Com efeito, os estudantes interessados, antes de serem designados para estagiar nas Promotorias de Justiça, recebiam rápido treinamento no Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, onde lhes eram apresentados a instituição, seu organograma, as rotinas administrativas e também relembrados alguns conceitos de Direito, indispensáveis para o trabalho do Promotor de Justiça. Desta forma pragmática é que surgiu o que, posteriormente, denominou-se Escola de Estagiários do Ministério Público do Estado do Paraná.   Com o tempo, percebeu-se que os ex-estagiários do Ministério Público revelaram ter maiores facilidades para o ingresso na carreira do Ministério Público, afinal a convivência com o trabalho do Promotor de Justiça, além de despertar-lhes a vocação para o cargo, apontava-lhes o que de mais importante estudar para passar no concurso. Logo se disseminou a idéia de que, para conseguir passar no difícil concurso para Promotor de Justiça, o melhor seria cursar a Escola do Ministério Público.   Em conseqüência disso, a procura pelos cursos da Escola foi ascendente, a tal ponto que, em 1997, a Associação Paranaense do Ministério Público resolveu instituir uma fundação privada e sem fins lucrativos para incumbir-se dessa prática pedagógica. Instituiu-se, assim, a Fundação Escola do Ministério Público do Paraná – FEMPAR, atualmente com sede em Curitiba e um núcleos descentralizado em Londrina.   A cúpula dirigente dessa Fundação é composta exclusivamente por Promotores e Procuradores de Justiça, que não têm nenhuma participação nos resultados financeiros ou recebem qualquer forma de remuneração por isso. A FEMPAR detém títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal. Os seus professores são, na maioria, mestres e doutores em Direito, muitos membros do Ministério Público, da Magistratura e advogados conceituados. Durante todos estes anos de funcionamento, a Escola apresentou elevados índices de aprovação de seus alunos nos concursos públicos para as mais diversas carreiras jurídicas em todo o país.
  • Aquisição terreno Sede Litorânea em Matinhos28/07/2000
    Em assembleia geral ordinária, do dia 28/01/2000, a presidente da época, Maria Tereza Uille Gomes deu detalhes sobre três terrenos contíguos situados no Balneário dos Corais, em Matinhos, no litoral, que poderiam ser adquiridos para a construção de uma subsede litorânea a ser desfrutada pelos associados. Feita a exposição e discutidas as condições, o plenário autorizou sua aquisição, com a manifestação de apenas um voto contrário. Já na AGO de 28/07/2000, os participantes continuaram as tratativas sobre a aquisição dos terrenos para a construção da sede da praia, tanto o terreno principal, com 37 metros de frente por 220 de fundos, como os dois outros contíguos, de frente para o mar. Após o exame dos seus valores e das modalidades de pagamento parcelado, a compra foi aprovada por unanimidade.
  • Inauguração da Cooperativa CREDJURIS - SICREDI20/09/2001
    Em 2001, na assembleia de 26 de janeiro, a APMP iniciou a discussão da criação de uma cooperativa de crédito própria da entidade. Na ocasião, foi constituída uma comissão de associados para opinar sobre sua viabilidade. Depois de outras reuniões e tratativas com a SICREDI, no dia 20 de setembro de 2001 foi inaugurada a primeira unidade da Credjuris. Na foto, a Maria Tereza Uille Gomes e o Vicente Troiano Netto abrem a agência na presença dos Juízes, Promotores, Desembargadores e Procuradores de Justiça.
  • Aquisição Sede administrativa27/01/2006
    A diretoria da APMP adquiriu, conforme aprovado à unanimidade na Assembleia Geral Ordinária realizada em 27 de janeiro, cinco (05) terrenos localizados no Centro Cívico, em Curitiba, ao lado do Bosque João Paulo II. No total são 3.823 metros quadrados. A área tem frente para a Rua Mateus Leme, no Portal Polonês, para a Rua Wellington de Oliveira Viana, uma das entradas para o bosque e fundos para o Bosque do Papa.
  • Aquisição Sede de Maringá23/02/2006
    Atendendo reivindicação dos Promotores de Justiça do Grupo de Estudos ”Rogério Luz”, a Associação Paranaense do Ministério Público” adquiriu em fevereiro de 2006 a área que hoje abriga a Subsede Campestre de Maringá, um terreno de mais de 12.100,00 metros quadrados, dos quais 768m² constituem área construída, abrangendo um campo de futebol, um centro de treinamento poli-esportivo, casa destinada ao caseiro e churrasqueira. O imóvel fica situado na Rua 5, nº 78, Bairro Vale Azul.  
  • Fundação JUSPREV06/12/2007
    Para garantir qualidade de vida no futuro, com transparência e credibilidade, a Associação Paranaense do Ministério Público iniciou em janeiro de 2007 o planejamento para a criação de uma Previdência Associativa, voltada exclusivamente à Justiça brasileira. Encontros com diversas entidades de todo o Brasil foram realizados para aprofundar as discussões sobre o assunto e no dia 6 de dezembro de 2007 a Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira (Jusprev) deixava de ser apenas um projeto institucional para se tornar realidade. Foi nessa data que integrantes dos órgãos colegiados assinaram em solenidade oficial, realizada em Brasília, o livro de posse da 1ª gestão da Jusprev.   Por não ser uma instituição com fins lucrativos, não existe a necessidade de gerar resultados para determinado grupo de acionistas, como é o caso de bancos e seguradoras, dessa forma a rentabilidade para os membros só faz aumentar, assim como a própria Jusprev. Pois no início de sua atividade eram 19 associações de classe de carreira jurídica com um potencial de 63 mil associados e hoje são 45 associações com um potencial de mais de 100 mil associados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.