15:57h • 20 de Outubro de 2017
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

APMP lança campanha Imposto de Renda Solidário

Imposto de renda devido pode ser destinado a crianças e adolescentes em situação de risco. Saiba mais.

15/12/2015

Neste final de ano, que tal ajudar crianças e adolescentes em situação de risco destinando parte do seu imposto de renda devido? O Imposto de Renda Solidário é uma forma de humanizar o pagamento de tributos e ainda ajudar quem mais precisa. Os repasses podem ser feitos até o dia 31 de dezembro deste ano pelo site Criança quer Futuro.

www.criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br

Como contribuir

As pessoas físicas que declaram pelo formulário completo podem destinar até 6% do IR para doação. O repasse é feito por meio do preenchimento de um formulário online (clique aqui) que leva apenas alguns minutos e é uma forma fácil de ajudar milhares de crianças e adolescentes. O doador ainda pode optar se a contribuição será enviada diretamente ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA) ou escolher um projeto específico para ajudar. Atualmente existem 46 instituições cadastradas (Confira aqui os projetos participantes).

 

Passo a passo:

1. Para calcular o valor que pode ser direcionado (6%), é necessário realizar uma estimativa baseada no seu último Recibo de Entrega de Declaração.

Caso seus rendimentos não forem parecidos com o ano anterior, você pode calcular seu potencial exato a partir do Simulador da Receita Federal.

2. Usando como base a linha do Imposto de Renda Devido, calcule 6% do valor indicado (conforme imagem acima). Esse será o valor máximo que poderá direcionado com isenção fiscal.

3. Acesse http://www.criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br/.

4. Clique em "Clique aqui para doar".

5. Preencha o formulário de Doação, com o valor de doação calculado.

6. No item receptor você pode selecionar a opção "FMCA" ou "Entidades/Relação dos projetos".

3. Após preencher todos os dados, basta pagar o boleto direcionado ao projeto.

 

Os recursos recebidos serão aplicados exclusivamente na execução de projetos sociais aprovados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, que são também responsáveis pelo acompanhamento da execução dos projetos. O interessante desta campanha é que você pode ajudar crianças e adolescentes que precisam e estão pertinho de você! 

 

Critérios

Um dos critérios para a doação é a declaração ser realizada por formulário completo e funciona da seguinte forma:

- Imposto de Renda a pagar: o valor doado até dezembro de 2015 será subtraído da quantia ainda a ser paga.

- Imposto de Renda a restituir: o valor doado até dezembro de 2015 será somado à restituição. 

 

APMP e Imposto de Renda Solidário

A Associação Paranaense do Ministério Público está realizando esta campanha para estimular a doação de parte do imposto de renda devido e com isso proporcionar que muitos sonhos se tornem realidade. A APMP recebeu o contato de algumas instituições participantes e sugere abaixo quatro delas para os associados contribuírem. Confira:

 

- Associação Caminho da Vida – Lar Dona Vera

A associação que existe há quase 20 anos fica situada no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, e foi criada com intuito de abrigar crianças retiradas da guarda dos pais pelo Conselho Tutelar devido a denúncias de maus tratos e violência. Atualmente o lar abriga 26 crianças de 0 a 9 anos de idade.

Além do repasse de parte do Imposto de Renda, o Lar Dona Vera também aceita ajuda de voluntários, doações e apoio financeiro.

www.lardonavera.org.br

 

- Lar dos Meninos São Luiz

O Lar dos Meninos de São Luiz presta assistência em regime de contraturno escolar em parceria ativa com as famílias e tem como missão contribuir para a formação integral das crianças atendidas. São realizadas atividades escolares, educativas, recreativas, formativas e culturais, além de prestar atendimento pedagógico, psicológico e social.

Doações também são bem-vindas no Lar dos Meninos.

www.larsaoluiz.org.br

 

- Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN)

Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como missão a humanização do tratamento do câncer infanto-juvenil, para que todas as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de buscar a cura da doença. Trabalho voluntário, dinheiro, alimento, vestuário, móveis, utensílios, gestos de carinho, companheirismo e apoio. Qualquer forma de ajuda é bem-vinda e necessária para garantir o bem estar e a continuidade do trabalho desenvolvido nas unidades da APACN.

www.apacn.com.br

 

- Hospital Pequeno Príncipe

O Hospital é o maior complexo pediátrico de média e alta complexidade do país e oferece diversos serviços em saúde para crianças e adolescentes. O HPP recebe apoio por meio de projetos de investimento direto como Adote um Leito, Banco de Projetos e Rede do Bem.

www.doepequenoprincipe.org.br

 

Colabore com a campanha!

Apesar de Imposto de Renda Solidário ser uma forma fácil e sem custos de ajudar a quem precisa, o número de repasse ainda é baixo. De acordo com dados da Receita Federal, em Curitiba, o potencial de pessoa física que poderia ser utilizado em 2014 era de R$ 108 milhões, mas foram repassados apenas pouco mais de R$ 4 milhões, totalizando 4,3% do valor.