09:00h • 27 de Junho de 2019
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

APMP recebe Café com Letras sobre Administração Financeira e assina termo de cooperação com APAJUFE

Confira como foi o evento

01/11/2016

No último dia 26 de outubro, A APMP recebeu a palestra “Navegando em águas turbulentas: os desafios da administração financeira para as famílias brasileiras”, com o administrador e convidado especial, Wagner Rodrigo Weber. Ainda na oportunidade, a Associação Paranaense do Ministério Público e a Associação Paranaense dos Juízes Federais assinaram oficialmente termo de cooperação.

O presidente da APMP, Cláudio Franco Felix, abriu o evento saudando os participantes, entre associados e dependentes da APMP e APAJUFE, no Salão Nobre da Sede Administrativa da Associação. Logo após, foi assinado o termo de cooperação entre as associações, juntamente com a presidente da APAJUFE, Patricia Helena Daher Lopes Panasolo

O presidente da APMP ainda agradeceu a nova parceria e afirmou: “Esse é só um momento inaugural dessa parceria, que esperamos que renda frutos muito bons para todos nós. As nossas buscas são muitos parecidas, essa união, agregar, juntar as duas associações, será muito benéfico e proveitoso”. A presidente da APAJUFE também falou sobre a parceria. “Estamos extremamente felizes com esse termo de cooperação, porque é uma oportunidade de selarmos o que já está sendo realizado em comunhão. Os frutos serão muitos, como a promoção de eventos em comum, por exemplo, este próprio Café com Letras, e até mesmo o Congresso de Direito Ambiental, a ocorrer no mês de novembro”. Além disso, Patrícia afirmou: “Quando estamos unidos, efetivamente, somos mais do que quando atuamos separadamente”.

Ainda, assinaram o termo de cooperação, como testemunhas, o Diretor Cultural da APMP, Régis Rogério Vicenti Sartori, e a Diretora Social da APAJUFE, Márcia Vogel Vidal de Oliveira.

Após, o palestrante da noite, Wagner Rodrigo Weber, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Mestre em Organizações, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, falou sobre administração financeira das famílias e a importância do planejamento familiar em diversas questões.

Weber dividiu com os participantes dados que são alarmantes. Segundo o CNC -PEIC (2016)  58% das famílias brasileiras estão endividadas e, dessas, 9,6% não tem como pagar suas dívidas.  O palestrante ainda relatou que a maior parte dessas dívidas ocorre com o cartão de crédito.

Durante o encontro, o administrador mostrou o gráfico com o ciclo de vida financeiro, enfatizando a relação da Renda de Trabalho e a Renda de Investimentos com a Idade da pessoa. Na aposentadoria ocorre a queda na renda de trabalho e é nesse momento que o patrimônio e a renda de investimentos passam a compensar essa queda na renda de trabalho. O palestrante também explicou sobre o cenário financeiro atual e respondeu as dúvidas dos presentes.

O evento ainda contou com a presença do Reitor da UNICURITIBA, Arnaldo Rebello, e seu assessor, Mauro Seraphim.

 

Clique e veja as fotos.