03:53h • 20 de Março de 2019
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Associado lança o livro "Mais que palavras... Um ensaio verbo-visual"

Rui Cavallin Pinto é autor da obra

22/06/2018

O associado Rui Cavallin Pinto, procurador de Justiça aposentado, lançou recentemente a obra “Mais que palavras... Um ensaio verbo-visual”.

No livro, o autor conta 22 histórias que foram tiradas de seu cotidiano, com episódios hílares da justiça comum e da vida. O trabalho teve como inspiração o modelo de fusão visual-verbal da palavra, a exemplo de Nick Sousains e sua tentativa de dotá-la de espaço mais abrangente, para ganhar maior expressão e cognição, acrescentando à forma plana sua versão visual, mediante a fusão da imagem com o verbo.

Seguindo o exemplo, no início de cada conto há imagens que foram ilustradas pelo próprio associado. Para Rui Pinto, os instrumentos de linguagem visual abrem espaço para ampliar os limites das percepções, convertendo em imagens simples os flagrantes tirados dos textos: “Tentamos dar vida aos personagens e às cenas, oferecendo uma visão dupla dos episódios, através da simbiose da imagem e sua narrativa”.

Confira abaixo algumas das ilustrações presentes na obra. 

Sobre o autor

Natural de Curitiba, Rui Cavallin Pinto é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em História, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari. Atuou como promotor de Justiça no MPPR e hoje é procurador de Justiça e professor aposentado. É membro da Academia Paranaense de Letras (APL) e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR). Foi professor de História Geral e Econômica da Faculdade de Economia de Apucarana.

Rui é autor de diversos livros como “MP - História e Historietas”; “O amor de Solano Lopes e outros improvisos literários”; “Discursos Acadêmicos”; “O Arco da Memória - Apucarana”; “Molduras Paranaenses”; “Terra de Todos, História de Poucos”; “Terra Mater” e “História do Ministério Público do Paraná”. O associado tem ainda mais um livro, para impressão, chamado “Contribuição à História da Associação Paranaense do Ministério Público”. Ainda, inúmeras crônicas e trabalhos jurídicos são também de sua autoria.

 

Onde comprar

A obra pode ser adquirida diretamente no site da APMP no valor de R$ 30,00 (com desconto em folha de pagamento). Clique aqui e solicite.

Mais informações: (41) 3352-2919.