09:10h • 15 de Setembro de 2019
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Associação Paranaense do Ministério Público - 68 anos

Uma história de conquistas, reivindicações e lutas pelo Ministério Público do Paraná

06/09/2019

Neste dia 06 de setembro de 2019, a Associação Paranaense do Ministério Público celebra seus 68 anos de história.

História construída a muitas mãos, repleta de conquistas e vitórias, fruto do labor de diversas gerações de membros do Ministério Público do Estado do Paraná.

Hoje podemos rememorar muitas conquistas: a aquisição da primeira sede própria, em 1954; o reconhecimento da APMP como entidade de Utilidade Pública, em 1973; a criação do plano assistencial de saúde (PROMED), em 1988; a participação na criação da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR), em 1997; o início da Previdência Associativa (JUSPREV), voltada exclusivamente à Justiça brasileira, em 2007; a criação de novas Diretorias Operacionais – Diretoria de Defesa de Prerrogativas, Diretoria de Mulheres Associadas e Diretoria de Apoio aos Grupos de Estudos; entre tantas outras.

Assim, de 1951 até 2019, inúmeras iniciativas, projetos, reivindicações e conquistas foram realizadas em prol de seus associados e na defesa de um Ministério Público autônomo e combativo.

Nossa instituição tem a missão de acolher os (as) associados (as) e sua família desde o início da carreira e atuar nos  diversos aspectos de suas vidas.  Hoje temos a força de mais de 1.065 associados, promotores, procuradores de Justiça, em atividade e aposentados, bem como seus pensionistas.

Em razão do 68º aniversário da APMP, leia abaixo algumas mensagens de associados:

Pensionista – Luiza de Almeida Prado

"É com muita satisfação que gostaria de deixar minha mensagem para o 68º aniversário da nossa Associação. Importante lembrar que meu falecido esposo, procurador de Justiça Reinaldo Prado, desde que ingressou na carreira, em julho de 1970, contribuiu para a construção desta associação. Sempre atuou incansavelmente pelos direitos dos associados, bem como lutou por uma sociedade mais justa e solidária. Eu, como pensionista desde 2007, continuo participando ativamente de todas as atividades associativas.

Parabéns APMP e associados!"

 

 Procurador de Justiça Aposentado - Cid Raymundo Loyola Júnior

"A APMP está em Festa. Este é o 68º aniversário da Entidade de Classe que permitiu, a mim e à minha família, uma grande integração entre os associados. Ressalto também ter tido prolongada passagem como diretor, conselheiro e até mesmo como integrante, participando, com entusiasmo, de diversas atividades associativas.

Parabéns Associação e seus membros!"

 

 

 Promotora Substituta – Letícia Vieira Ladeira Arantes

"Recém-chegada à carreira, ciente das dificuldades e do esforço dos representantes, parabenizo todos que, em algum momento, contribuíram para o progresso da nossa associação e a valorização de nossa carreira. Mas ainda há muito trabalho a ser realizado, e conquistas a serem alcançadas. Enquanto Promotora Substituta, almejo que sejam ampliados os direitos dos Substitutos, que se esforçam diariamente ao substituir os colegas, mesmo que isso implique percorrer vários quilômetros diariamente e cumular várias promotorias ao mesmo tempo. Enquanto Promotora de Justiça, desejo a valorização da mulher, com a implementação de vários direitos ainda não consagrados, tal como a licença-amamentação. E, por fim, enquanto integrante do Ministério Público, espero que a associação se torne cada dia mais ativa e transparente, proporcionando o contato entre os associados, promovendo uma maior integração entre todos e o fortalecimento de nossa instituição.

Parabéns pelos 68 anos de luta e conquistas aos associados paranaenses!"