04:03h • 27 de Setembro de 2020
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

"Atualizações legislativas de crimes contra mulheres" será o tema da 2ª LIVEAPMP

Live tem realização conjunta com ESMP e FEMPAR e ocorrerá no dia 15/07, às 10h

09/07/2020

A 2ª edição da série de Lives da APMP, da ESMP e da FEMPAR já tem data confirmada! Será no dia 15 de julho, às 10h, e desta vez, o tema em pauta são as “Atualizações legislativas de crimes contra mulheres”.

A associada Mariana Seifert Bazzo, Promotora de Justiça, Diretora de Apoio aos Grupos de Estudos da APMP e coautora da obra “Crimes Contra Mulheres: Lei Maria Da Penha, Crimes Sexuais E Feminicídio”, de 2020, mediará a Live e apresentará o tema em foco. Ainda, estarão presentes no encontro virtual Alice Bianchini, Doutora em Direito penal pela PUC/SP, e Silvia Chakian, Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo.

A obra coletiva (com autoria conjunta de Alice Bianchini e Silvia Chakian) foi recentemente selecionada como bibliografia indicada sobre o tema pelo E. Superior Tribunal de Justiça (STJ). Confira essa e demais obras selecionadas aqui.

Para acompanhar a LIVEAPMP, os interessados devem acessar o canal: www.youtube.com/APMPParaná.

Ainda, os associados podem inscrever-se no canal do Youtube APMPParaná para receberem uma notificação logo que o encontro começar. (www.youtube.com/APMPParaná)

Sobre as participantes

Alice Bianchini

Doutora em Direito penal pela PUC/SP. Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Nacional. Conselheira Federal da OAB/São Paulo. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ/Nacional). Autora de diversos livros e de artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, entre eles “Fundamentos da Lei Maria da Penha” - 2020. Coordenadora da Pós-Graduação Direito das Mulheres.

Mariana Seifert Bazzo

Mestra em “Estudos sobre Mulheres - Gênero, Cidadania e Desenvolvimento” pela Universidade Aberta de Portugal (2018). Pós-graduada em Justiça Europeia dos Direitos do Homem pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (2008). Promotora de Justiça no Ministério Público do Estado do Paraná desde o ano de 2004. Atua junto como titular na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Almirante Tamandaré. Autora de diversos artigos relacionados aos temas violência contra a mulher e direitos humanos. Autora também da obra “Crimes Contra Mulheres: Lei Maria da Penha, Crimes Sexuais e Feminicídio” - 2020, realizada em conjunto com Alice Bianchini e Silvia Chakian.

Silvia Chakian

Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo (desde 1999), integrante da Promotoria Especializada de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público de São Paulo. Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Escola Superior do Ministério Público. Membro da Comissão Nacional Permanente de Violência contra a Mulher (COPEVID/GNDH). Autora da obra “A Construção dos Direitos das Mulheres” (editora LumenJuris) e de artigos relacionados ao tema da violência contra a mulher.