03:34h • 20 de Agosto de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Café com... História

O tradicional Café com Letras abordou a história do Brasil e do Mundo com o Diretor do Museu Paranaense

04/08/2014

O Café com Letras, evento que reúne os associados para um diálogo cultural sobre assuntos diversos, desta vez abordou a História do Brasil e do Mundo durante a Guerra Fria, levando os participantes passearem da década de 30 até os dias atuais. O evento, que acontece no último dia 31 de julho, contou com a presença do Professor Universitário e Diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Junior.

A palestra aconteceu no salão nobre da APMP e teve a participação de 17 pessoas, entre associados e convidados. Ao todo a palestra durou cerca de 50 minutos, após as considerações finais o professor abriu para perguntas.

Ao tratar sobre a política brasileira, assim como o processo de redemocratização, Carneiro Junior tentou trazer uma perspectiva sobre a cultura do país. “O Brasil é característico pela inclusão, onde há povos diferentes e harmônicos”, comentou o professor em relação da formação da nação brasileira.

Já final do evento, Rernato convidou a todos para conhecerem o Museu Paranaense. Diante do convite,  a APMP organizará, aos associados e dependentes, uma visita orientada e em breve postaremos mais informações.

Convidado

O Diretor do Museu Paranaense tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Suas pesquisas abordam temas relacionados à Igreja Católica, eleições, História Contemporânea, Brasileira, Paranaense e Latino-americana, além de patrimônio cultural.

Durante cinco anos (2003-2008) trabalhou no assessoramento dos projetos da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, na área cultural. Carneiro Junior foi professor em várias universidades, lecionando a disciplina de História e, desde 2011, é diretor do Museu Paranaense.

Renato possui dois livros lançados: Amor em tempos de ressentimento: Alceu Amoroso Lima, política e resistência à ditadura militar em 1964, publicado pela Editora Universitária do Rio de Janeiro, em 2011, e a obra Religião e Política: a Liga Eleitoral Católica e a participação da Igreja nas Eleições de 1954, pela Sociedade Amigos do Museu Paranaense (SAMP), em julho de 2014.

Clique aqui e veja as fotos.