00:27h • 12 de Dezembro de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Café com Letras contará com a presença do Diretor do Museu Paranaense

Renato Carneiro Junior estará presente no dia 31 de julho conversando sobre Guerra Fria e redemocratização do Brasil

18/07/2014

A Diretoria Cultural da APMP realizará mais uma edição do Café com Letras, que acontecerá no dia 31 de julho. O evento trará em foco a Guerra Fria e a redemocratização do Brasil, com o convidado, diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Junior. A encontro iniciará às 19h, mas a partir das 18h30, todos estão convidados para o café de confraternização.

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carneiro Junior apresentará uma análise do mundo que emergiu da II Guerra Mundial, paralelamente com a redemocratização do Brasil, recém-saído da ditadura de Getúlio Vargas. Além disso, trará uma visão do Brasil e do Paraná no contexto dos anos de 1950, com temas como a Revolução Cubana, os governos de Dutra, Vargas, JK, Jânio Quadro e João Goulart e a relação com o Golpe Militar de 1964.

 

Convidado

O Diretor do Museu Paranaense tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Suas pesquisas abordam temas relacionados à Igreja Católica, eleições, História Contemporânea, Brasileira, Paranaense e Latino-americana, além de patrimônio cultural.

 

Durante cinco anos (2003-2008) trabalhou no assessoramento dos projetos da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, na área cultural. Carneiro Junior foi professor em várias universidades, lecionando a disciplina de História e, desde 2011, é diretor do Museu Paranaense.

 

Renato possui dois livros lançados: Amor em tempos de ressentimento: Alceu Amoroso Lima, política e resistência à ditadura militar em 1964, publicado pela Editora Universitária do Rio de Janeiro, em 2011, e a obra Religião e Política: a Liga Eleitoral Católica e a participação da Igreja nas Eleições de 1954, pela Sociedade Amigos do Museu Paranaense (SAMP), em julho de 2014.

 

Livro

Durante o evento os participantes poderão adquirir o último livro lançado por Renato - “Religião e Política” - pelo valor de R$ 25,00 (pagamento em dinheiro ou cheque), com espaço para autógrafos.

 

Inscrições
Clique aqui e faça sua inscrição.

 

Convidamos os associados, familiares e amigos para prestigiarem o evento.

 

Serviço

Café com Letras - Guerra Fria e redemocratização do Brasil
Convidado: Renato Augusto Carneiro Junior
Data: 31 de Julho
Horário: 18h30
Local: Salão Nobre da APMP – Rua Mateus Leme, 2018 – 3º andar