11:01h • 11 de Dezembro de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Congresso Estadual do Ministério Público acontece nesta semana

Evento contará com 280 participantes e terá intensa programação científica

03/11/2014

No dia 5 de novembro terá início o Congresso Estadual do Ministério Público, que este ano acontecerá em Foz do Iguaçu, no Hotel e Resort Bourbon Cataratas. O tema desta edição é “Corrupção e sua Persecução” e contará com 280 participantes.

O objetivo principal do encontro é promover o debate, propiciando espaços de apresentação de ideias ou de ações concretas, que possam ser implementadas ou replicadas em todo o Estado, avançando para a construção de um modelo mais célere e eficiente de persecução da corrupção.

A corrupção é um tema recorrente na discussão do parquet, tratado como uma das causas determinantes da falta de execução políticas públicas de interesse social e deficiência de prestação de serviço pelo Estado.

Isso fez com que o MP percebesse a necessidade de se combater sistematicamente a corrupção, integrando a política institucional do Ministério Público de maneira permanente e prioritária, devido ao seu reflexo nas diversas áreas de atuação instituição.

O evento contará com uma intensa programação científica, trazendo membros dos MPs de todo o país. Serão oito palestrantes, a palestra de abertura será proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Langaro Dipp, abordando o tema: “A nova lei anticorrupção e sua aplicação pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário”.

Os demais palestrantes são: o Desembargador Federal do Tribunal Regional Eleitoral, Fausto De Sanctis; o professor de Ética e Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro; o Especialista em Education Law and Policy pela European Association for Education Law and Policy (Antuérpia, Bélgica) e membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Emerson Garcia; o Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Marcelo Batlouni Mendroni, e o Mestre em Ciências Jurídicas Criminais pela Faculdade de Direito de Coimbra, Arthur Pinto de Lemos Júnior.

Outros palestrantes confirmados são: o Promotor de Justiça e Doutor em Direito e Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná, Fábio André Guaragni, e o Promotor de Justiça do Paraná, Maurício Kalache.

Atividades Culturais e Sociais

Durante todo o evento a Diretoria Social e Cultural da APMP programou diversas atividades para os horários livres. Entre as atividades estão: jantar no tradicional restaurante Tio Querido, na Argentina; Passeio de Kattamaram no Lago de Itaipu; confraternização no estabelecimentos da cidade e vários passeios turísticos com descontos especiais aos associados.