17:15h • 14 de Dezembro de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Daniela Arbex estará no Café com Letras de Novembro

Palestra tem como tema o livro "Holocausto Brasileiro"

17/11/2016

A pedido de associados, a APMP traz a Curitiba a palestrante e autora do livro "Holocausto Brasileiro", Daniela Arbex, para a 22ª edição do Café com Letras. O evento ocorre na próxima semana, dia 23 de novembro.

A palestra terá início às 19h30, mas a partir das 19h todos estão convidados para o café de confraternização. O encontro será no salão nobre da sede administrativa da APMP, localizado na Rua Mateus Leme, 2018, 3º andar, no Centro Cívico, em Curitiba.

Na ocasião, a convidada falará sobre o livro mencionado, que resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da história brasileira: a barbárie e a desumanidade praticadas durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena.

Logo após a palestra haverá espaço para autógrafos.

Faça sua inscrição preenchendo os campos que seguem abaixo ou CLIQUE AQUIO evento é gratuito e com vagas limitadas.

 

Sobre a obra

Durante décadas, milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, num enorme hospício na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. Ali foram torturados, violentados e mortos sem que ninguém se importasse com seu destino. Eram apenas epilépticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas pelos patrões, mulheres confinadas pelos maridos, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento.

Ninguém ouvia seus gritos. Jornalistas famosos, nos anos 60 e 70, fizeram reportagens denunciando os maus tratos. Nenhum deles - como faz agora Daniela Arbex - conseguiu contar a história completa. O que se praticou no Hospício de Barbacena foi um genocídio, com 60 mil mortes. Um holocausto praticado pelo Estado, com a conivência de médicos, funcionários e da população.

 

Sobre Daniela Arbex

Daniela Arbex, 42 anos, é autora do best-seller Holocausto Brasileiro, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 150 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganha as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição prevista em mais de 20 países. Seu mais recente sucesso, Cova 312, aborda a ditadura de uma forma que a história oficial nunca fez. Uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, Daniela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010) e o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009). Há 20 anos trabalha no Jornal Tribuna de Minas, onde é repórter especial.

 

Serviço:

Café com Letras - “Holocausto Brasileiro”
Data: 23 de novembro de 2016
Palestrante: Daniela Arbex 
Horário: 19h
Local: Associação Paranaense do Ministério Público 
Rua Mateus Leme, 2018 - 3 º andar (Salão Nobre), Centro Cívico – Curitiba/PR.

Mais informações: (41) 3352-2919