04:47h • 16 de Dezembro de 2019
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Diretora de Mulheres da APMP visita parlamentares da bancada feminina no Congresso Nacional

Comissão de Mulheres da CONAMP mobilizada em Brasília

29/03/2019

A Diretora de Mulheres da APMP e coordenadora da Comissão de Mulheres da CONAMP, Nayani Kelly Garcia, esteve mobilizada em Brasília, na última quarta-feira (28), para reuniões com parlamentares que participam da bancada feminina da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Integrantes da comissão de mulheres da CONAMP também estavam presentes.

Foram contatas as deputadas Aline Gurgel (PRB-AP), Leandre (PV-PR), Marília Arraes (PT-PE), Natália Bonavides (PT-RN), Soraya Santos (PR-RJ), Tabata Amaral (PDT-SP); e as senadoras Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e Rose de Freitas (PODE-ES).

Este foi um primeiro momento de aproximação da comissão com as congressistas. Todas as parlamentares elogiaram a iniciativa da criação da comissão e ressaltaram a importância deste movimento em prol das mulheres. Afirmaram que há espaço para contribuição do grupo com parlamento em audiências públicas, seminários, proposições legislativas, entre outros.

A comissão recebeu ainda uma homenagem à CONAMP feita pela deputada Aline Gurgel - uma certificação de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol das mulheres amapaense.

Para Nayani, este primeiro contato com o Congresso Nacional foi positivo. “O País está passando por significativas mudanças legislativas, sendo imprescindível o acompanhamento da CONAMP para garantia dos direitos de todos os cidadãos e, em especial, de associados e associados. Neste contexto, a atuação da comissão como interlocutora com as congressistas somente fortalece a participação da mulher associada na vida política associativa e institucional”, disse.

2ª reunião da comissão

No dia 27 de março, foi realizada a 2ª reunião ordinária da comissão. A pauta principal foi o desenvolvimento de estratégias para ampliar a maior participação feminina no movimento associativo. O presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, e presidentes de associações estaduais participaram do encontro.

A comissão acompanha a série de conferências regionais de Promotoras e Procuradoras de Justiça dos Ministérios Públicos Estaduais, organizadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Há expectativa de que, ao fim da série de encontros, seja criado um novo ambiente favorável à ampliação da representatividade feminina no MP e nas associações.

A próxima conferência (região nordeste) será nos dias 29 e 30 de março, em Salvador (BA). Já nos dias 26 e 27 de abril, Goiânia (GO) será a sede da conferência da região Centro-Oestes. O encontro da região sudeste está programado para os dias 24 e 25 de maio em Vitória (ES); o da região sul será em junho, nos dias 21 e 22, em Porto Alegre (RS).

A comissão discutiu ainda estratégias de fomento à criação de diretorias de mulheres em todas as associações estudais; paridade de gênero em cargos e funções de chefia; o impacto da reforma da previdência (PEC 06/19) nos direitos das mulheres; e a realização de atividades específicas em eventos associativos.

Reunião na CONAMP

 

Reunião com Parlamentares

 Com informações: CONAMP