00:31h • 12 de Dezembro de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Guia do Cidadão traz formação de cidadania para estudantes

Cartilha foi desenvolvida pelo MP-PR para abordar temas como democracia, política, votos e eleições

01/10/2014

O Ministério Público do Paraná disponibilizou em seu site o Guia do Cidadão, desenvolvido para servir de apoio às atividades da “Geração Atitude”, projeto lançado em 9 de setembro. Este material tem como objetivo levar ações de formação para a cidadania aos estudantes das mais de 160 escolas do Paraná.

A cartilha possui uma linguagem direta e acessível, abordando temas como democracia, política, eleições, voto e cidadania. Uma das informações importantes que consta nesse guia é uma explicação sobre a função do Ministério Público, assim como a sua relação com o poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, em suas 54 páginas, há informações sobre o sistema eleitoral no Brasil, a importância do voto e as formas de participação social.

Com o intuito de contribuir com as ações que serão desenvolvidas pelos Promotores de Justiça e os professores os colégios da Rede Pública, o manual foi elaborado para que possam ser realizadas palestras pelo parquet, promovendo uma relação mais estreita entre o MP e a população.

Além de servir como eixo de abordagem pelos professores nas escolas, o Guia do Cidadão quer promover as formações pessoais dos cidadãos, para prepara-los para lidar com assuntos relacionados ao Ministério Público, ainda muito distante dos conhecimentos ensinados no ambiente escolar.

 Sobre o Projeto

O “Geração Atitude” é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, e tem como principal objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto será levado a estudantes do ensino médio de mais de 160 escolas públicas do Paraná. 

 

Mais projetos

Além da cartilha e das ações nas escolas, o projeto Geração Atitude é completo por mais duas iniciativas, a “Caravana da Cidadania”, concurso que premia o melhor projeto de lei, criados pelos estudantes. E o “Gincana da Cidadania”, um programa de televisão com viés educativo e cultural, gravados em diferentes cidades do Paraná.

 

Acesse o hotsite do Geração Atitude e conheça aqui o Guia do Cidadão.

Com informações: Ministério Público do Paraná.