16:50h • 14 de Dezembro de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Mesa Redonda "Jerônimo de Albuquerque de Maranhão" ocorrerá no dia 26/10

Evento será realizado na sede da Amapar

11/10/2018

Convidamos os associados e familiares para prestigiarem a Mesa Redonda "Jerônimo de Albuquerque Maranhão: primeiro comandante naval do Brasil (1548-1618)", que ocorrerá no dia 26 de outubro, na sede da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), localizada na Rua Alberto Foloni, 541, Juvevê - Curitiba/PR, a partir das 19h. O encontro é uma realização da Amapar, Escola de Magistratura do Paraná (Emap) e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

O evento cultural contará com a presença da historiadora Maria de Lourdes Lauand Lacroix e do historiador Paulo Fernando de Albuquerque Maranhão. Ainda, já ao final do evento haverá uma homenagem aos primeiros descentes do comandante naval, que chegaram no Paraná no início do Século XX.

Clique aqui para se inscrever.

Confira abaixo a programação completa. Evento gratuito e aberto ao público.

18h30 - Recepção dos convidados e participantes inscritos.

19h - A importância de Jerônimo de Albuquerque Maranhão na fundação da cidade de São Luís do Maranhão

Com a presença de Maria de Lourdes Lauand Lacroix, professora da Faculdade de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e autora da obra “Jerônimo de Albuquerque Maranhão: guerra e fundação no Brasil colonial”.

20h - Aspectos biográficos de Jerônimo de Albuquerque Maranhão

Com a participação de Paulo Fernando de Albuquerque Maranhão, membro do Colégio Brasileiro de Genealogia e correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).

21h - Homenagem aos primeiros descendentes de Jerônimo de Albuquerque Maranhão, chegados ao estado do Paraná no início do século XX.

21h30 - Encerramento