19:55h • 13 de Novembro de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Nesta quinta-feira (31), acontece o Café com Letras

Anita Prestes é a convidada desta edição

30/03/2016

Nesta quinta-feira, 31 de março, será realizada mais uma edição do Café com Letras. O tema deste primeiro encontro de 2016 será a obra literária "Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro", com a convidada especial e autora do livro, Anita Prestes.

A palestra terá início às 19h, mas a partir das 18h30 todos estão convidados para o café de confraternização. O encontro será no salão nobre da sede administrativa da APMP, localizado na Rua Mateus Leme, 2018, 3º andar, no Centro Cívico, em Curitiba.

Anita é filha de Luiz Carlos Prestes e é autora de vasta obra sobre a atuação política e a história do comunismo no Brasil e, na ocasião, falará sobre o livro mencionado, recentemente publicado pela Editora Boitempo, que retrata a biografia política de seu pai.

O livro estará à venda durante o evento e, logo após a palestra, haverá espaço para autógrafos.

As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 30 de março. Então, aproveite e reserve já o seu lugar. O evento é gratuito.

CLIQUE AQUI e faça a inscrição. 

 

Sobre o livro

Na obra, Anita Prestes retrata a vida de seu pai, Luiz Carlos Prestes, que foi líder do Partido Comunista, fundado em 1922 e ilegal até 1985, com a exceção de apenas dois anos entre 1945 e 1947. O livro conta que pertencer a esse partido significava exclusão social, perda de emprego, exílio, prisão, tortura e morte.

De acordo com a Editora Biotempo, a obra, baseada na metodologia marxista, diferencia-se das demais biografias de Prestes já publicadas pela diversidade de documentos originais aos quais a autora teve acesso ao longo de mais de trinta anos de pesquisa. Para além do acervo pessoal, a historiadora realizou vasta investigação em arquivos nacionais e estrangeiros, podendo, assim, consultar fontes primárias fundamentais. Nos arquivos da antiga URSS, Anita perscrutou toda uma série de documentos referentes à atuação política do Cavaleiro da Esperança e a dinâmicas e discussões internas ao Partido Comunista, como relatórios e atas de reuniões, que integram a obra, qualificando-a como a mais completa radiografia política de Prestes.

A biografia traz fotos e manuscritos de correspondência pessoal, algumas até então desconhecidas do público, que ilustram diferentes momentos da trajetória do biografado. Com 19 capítulos e mais de 500 páginas, a obra é leitura fundamental para quem deseja entender o legado revolucionário de Luiz Carlos Prestes para o Brasil.

 

 Sobre Anita Prestes

Anita Prestes nasceu em 27 de novembro de 1936, na prisão de mulheres de Barnimstrasse, em Berlim, na Alemanha nazista. Filha dos revolucionários comunistas Luiz Carlos Prestes, brasileiro, e Olga Benário Prestes, alemã, viveu exilada e foi perseguida pelo regime militar, devido à atuação clandestina no Partido Comunista Brasileiro (PCB).

De 1958 até o falecimento de Prestes, em 1990, Anita atuou politicamente ao lado do pai, tornando-se sua assessora. 

Atualmente ela é doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.

 

Serviço:

Café com Letras – “Luiz Carlos Prestes: Um Comunista Brasileiro”

Data: 31 de Março de 2016

Palestrante: Anita Prestes

Horário: 19h

Local: Associação Paranaense do Ministério Público 
Rua Mateus Leme, 2018 - 3 º andar (Salão Nobre), Centro Cívico – Curitiba / PR.

 

Mais informações: WWW.APMPPR.ORG.BR ou (41) 3352-2919