09:05h • 24 de Maio de 2019
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Outubro Rosa

Conheça os sintomas do câncer de mama

28/10/2015

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de alguns sinais e sintomas. A principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor. O nódulo está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Outros sinais e sintomas são: pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

Sinais de câncer de mama:

- Aparecimento de caroço;

- Inchaço em parte do seio;

- Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades na pele, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;

- Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);

- Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;

- Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;

- Um caroço nas axilas. 

Exames de rastreamento

Consistem em modalidade de exames de imagem que têm a finalidade de detectar um tumor em fase inicial antes de ser percebido pelo médico ou pela própria paciente.

O principal exame de rastreamento para câncer de mama é a mamografia, que em alguns casos poderá ser complementada por ultrassonografia ou ressonância magnética de mamas.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres iniciem a mamografia a partir dos 40 anos e com periodicidade anual. Em algumas circunstâncias a idade deverá ser antecipada bem como a frequência de acordo a indicação medica.

 

APMP e Outubro Rosa

Este é o segundo ano em que a APMP e a PROMED realizam ações no Outubro Rosa. Neste ano, a campanha tem o apoio da Zarroe Eventos e possui duas ações principais. A primeira é a divulgação diária, durante esta semana (26 a 31 de outubro), de informações quanto à prevenção ao câncer de mama e a segunda é a arrecadação de lenços de cabelo para doação a mulheres em tratamento contra a doença.

 

Lenços de Solidariedade

A APMP esta arrecadando lenços de cabelo para mulheres que estão em processo de tratamento contra o câncer. As doações podem ser realizadas de 26 a 30 de outubro, na sede administrativa da APMP, localizada na Rua Mateus Leme, 2018, Centro Cívico, em Curitiba. Toda a arrecadação será destinada a instituições que ajudam mulheres no tratamento da doença.

As primeiras 10 doações ganharão um broche com uma fita de cetim cor-de-rosa.

Convidamos as associadas a participar da campanha e, mais importante, todas que se encontrarem entre 40 e 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico. Vale lembrar que, com a detecção precoce do câncer de mama, as chances de cura para a doença aumentam muito. Um toque, um exame, uma prática simples e que pode salvar uma vida!

Saiba mais sobre a campanha aqui.

 

Com informações: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva e A.C. Camargo Câncer Center