17:21h • 20 de Setembro de 2018
Alterar Senha
Esqueci minha Senha

Notícias

Segunda edição do Café com Letras no Interior recebeu Daniela Arbex

Os presentes puderam conhecer mais sobre a obra "Holocausto Brasileiro"

30/09/2016

A segunda edição do Café com Letras no Interior foi um sucesso e reuniu cerca de 30 pessoas na UNIVEL - União Educacional de Cascavel, na noite da última segunda-feira, 29 de setembro. O tema do encontro, recebido pelo Grupo de Estudos Saulo Ferreira, foi a obra literária "Holocausto Brasileiro", com a convidada especial e autora do livro, Daniela Arbex.

Os presentes puderam conhecer mais sobre a obra mencionada, que resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da história brasileira: a barbárie e a desumanidade praticadas durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena.

A promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Estudos Saulo Ferreira, Simone Lucia Lorens, elogiou a escolha da palestrante. “A escolha da escritora/palestrante não poderia ter sido melhor. Daniela Arbex é uma das jornalistas do Brasil mais premiadas de sua geração. É autora do best-seller Holocausto Brasileiro, eleito melhor livro-reportagem do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti (2014)”, aponta Simone.

A coordenadora ainda comentou sua percepção sobre o livro. “Não há como simplesmente ler este magnífico livro, sem entrar na narração, imaginar o cenário, sentir a dor do abandono, do descaso, do frio, da humilhação, do sofrimento, da revolta, em suma, da falta da dignidade da pessoa humana. Algo tão comum em nossos livros de Direito, essa tal dignidade da pessoa humana, que já rendeu milhares de páginas escritas e lidas em inflamados discursos de juristas e de autoridades, mas que, na prática, nem sempre chega a toda população; neste caso, para milhares de pessoas, homens, mulheres, adolescentes e crianças, ela nunca chegou e somente tornou-se pública pela narrativa corajosa e emocionante de Daniela Arbex”, afirma.

Agradecimento

Em nome do GE Cascavel, Simone deixou seu agradecimento ao receber a segunda edição do evento no interior. “Agradeço ao presidente da APMP, Cláudio Franco Felix, e o diretor de Eventos Culturais, Luiz Eduardo Canto Azevedo Bueno, pela indicação do Grupo de Estudos Saulo Ferreira para sediar uma edição do Café com Letras no interior do Estado. Agradeço também a todos os presentes, especialmente, Promotores de Justiça, Defensores Públicos, servidores do MP e da Defensoria, alunos e Direção da Escola da Magistratura do Paraná - Núcleo de Cascavel, bem como à UNIVEL, instituição sempre parceira em eventos desta natureza”, conclui.

 

Veja aqui as fotos do evento.