APMP, PGJ e CGMP marcam presença no I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial no Judiciário
Entre quarta (15) e esta sexta-feira (17), Foz do Iguaçu abrigou o I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial no Judiciário, promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O evento reuniu magistrados e demais operadores do Direito para discutir os desafios éticos e técnicos da implementação da inteligência artificial no sistema de Justiça.
A APMP esteve representada pelo 1º Vice-Presidente Fernando da Silva Mattos, que participou do evento como coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação, Direito e Novas Tecnologias. Rodrigo Régner Chemim Guimarães, que também coordena o grupo, esteve presente ao lado dos Promotores de Justiça Fernanda da Silva Soares, André Tiago Glitz e Francisco de Carvalho Neto, representantes da Procuradoria-Geral de Justiça, e Aysha Sella Claro de Oliveira, da Corregedoria-Geral do MPPR.
Programação
Os debates abordaram o uso da inteligência artificial para otimizar processos judiciais, melhorar a celeridade processual e garantir um atendimento mais eficiente e justo. Outros temas, como a transparência nos algoritmos e a prevenção de vieses nos sistemas de IA, também estiveram em destaque, refletindo os desafios éticos da adoção dessas tecnologias.
O evento incluiu, ainda, a apresentação de projetos e boas práticas em inteligência artificial desenvolvidos por órgãos públicos, com demonstrações no formato pitch de até 10 minutos, oferecendo uma visão objetiva das iniciativas inovadoras.