Livros

Livros

Molduras Paranaenses

Autor: Rui Pinto

R$ 25,00
  • Este livro reúne cenas e personagens da história paranaense. Entre outros, os que, a nosso ver, representam momentos expoentes de nossa trajetória histórica.

    Tentamos contribuir para compor o debuxo de nossa identidade e apontamos as variantes que estão à origem de Curitiba. Quisemos resgatar Rocha Pombo do esquecimento e do maltrato da intelligentsia nativa. Os crimes explicam as sociedades, porque estão à raiz mesmo das menores delas. Penso que o padre Pinto se deixou envolver por uma disputa política que não era dele; mas ele a pessoalizou. Bento tinha um destino grande, num contexto pequeno, daí porque não se completou. O Norte do Paraná foi nosso Eldorado, e o café o ouro à flor da terra. Por fim, nossa história conta apenas o que já sabemos; precisamos voltar a fazê-la em casa e incluir o que sucedeu depois.

    Não tiramos conclusões, fizemos sugestões, para que se multipliquem as soluções.

  • Natural de Curitiba, Rui Cavallin Pinto é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em História, pela F

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.