Almoço na APMP marca início da carreira de novos promotores
Nesta sexta-feira, 27, aconteceu o almoço para os novos promotores substitutos, no salão nobre da sede administrativa. Ao todo, 147 pessoas compareceram ao evento, que comemorou a posse dos 15 aprovados no concurso do MP, no qual concorreram mais de três mil candidatos.
A cerimônia solene se realizou às 11 horas, no auditório Ary Florêncio Guimarães, na sede da Procuradoria Geral de Justiça. Contou com a participação do presidente da APMP, Francisco Zanicotti, e membros da Diretoria. Após o almoço, os diretores conduziram uma reunião com os novos promotores, para que conhecessem melhor a associação.
O presidente da APMP, Francisco Zanicotti, saldou os novos associados lembrando que duas ações principais marcam esse novo período da associação, a integração e a defesa de prerrogativas. A primeira, integração, é essencial e sempre foi fator de fortalecimento do Ministério Público. Zanicotti lembrou a época da constituinte em as reuniões dos Grupos de Estudo foram fundamentais para a construção do texto da Carta Magna. A segunda, defesa de prerrogativas, para o presidente foi um avanço necessário, pois hoje a Diretoria de Defesa de Prerrogativas, sob coordenação de Cláudio Franco Félix e Claudio Rubino Zuan Esteves, atua intensamente na defesa dos associados e da Instituição.
O presidente convidou desde já os novos promotores a participarem do Congresso Estadual que se realizará em Novembro, de 05 a 08, na cidade de Foz do Iguaçu, que terá como tema principal o Combate a Corrupção, com a presença de importantes nomes do cenário jurídico.
O Diretor do Promed, Maximiliano Ribeiro Deliberador, em conversa com os recém empossados afirmou “O PROMED é um plano nosso, mas com uma administração profissional.” Assim, explicitou os benefícios do plano, as suas facilidades e sanou todas as dúvidas dos presentes.
Para finalizar o presidente da APMP deixou a seguinte mensagem “Hoje passamos a ser irmãos, usem a APMP como se fosse a casa de cada um, pois assim é.”
A Diretora Fernanda da Silva Soares, grande responsável pela reunião dos associados, destacou os esforços da APMP para proporcionar cada vez mais oportunidades de integração. Além disso, ressaltou que a atualização da rede de convênios depende da participação de todos.
Logo em seguida a palavra foi do Orador da APMP, Procurador de Justiça Luiz Chemim Guimarães. Chemim comentou que quando ingressou no MP a associação era ainda uma instituição muito acanhada, em uma pequena sala cedida na procuradoria, mas que, com muito afinco e trabalho dos presidentes e associados, deu frutos e proporcionou ser uma instituição forte e acolhedora.
O orador homenageou o associado Sony Martins Carneiro, que desde a década de 1980, vem doando seu trabalho à associação. Sony é atualmente Diretor da Mútua e já soma 18 anos à frente desta diretoria. Chemim fez um agradecimento em nome de toda diretoria a esse bravo associado que lutou por diversas realizações para os associados da APMP.
Chemim reparou no detalhe dos empossados estarem usando gravata vermelha neste dia especial “O vermelho é a nossa cor, lembra a luta de nossa classe pelas vítimas de crimes e pelo povo brasileiro”. Ainda afirmou, referindo-se ao árduo caminho que os novos associados percorreram para hoje serem recebidos pela APMP e pelo MP, “A porta é estreita, mas o abraço é largo”.
Os promotores empossados foram: Thiago Alceu Nart; Samuel da Silva Jobim; Aliana Cirino Simon; Jessica Aline Soares; Vívian Christiane Premebida Santos; Daniel Rodriguez Brandão; Mateus Ávila Andrade de Azevedo; Dalva Marin Medeiros; Carlos Alberto Dias Torres; Vinicius Fernando Zonatto; Sergio Souza Meyer; Sergio Segurado Braz Filho; Nielson Noberto de Azerêdo; João Luiz Marques Filho e Ana Cristina Pivotto Oliveira.