APMP apoia campanha Novembro Azul e ilumina sede de Curitiba pelo 4º ano seguido
A APMP, por meio da Diretoria de Comunicação, pelo quarto ano seguido participa da Campanha Novembro Azul, iluminando a fachada da sede de Curitiba, em azul. O objetivo é chamar a atenção global de conscientização em prol da saúde do homem para promover a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.
Em 2022 a APMP realizou outras duas campanhas de conscientização, o Novembro Azul é a terceira. No mês passado, a Associação ficou iluminada com a cor rosa, em alusão ao Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama. Em setembro, foi a vez do amarelo ganhar destaque em função da campanha de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo.
Assim como nas campanhas anteriores, a recepção do segundo andar da APMP também ganhou as cores da ação, desta vez o azul.
Novembro Azul
A campanha é realizada no Brasil anualmente desde 2008. O movimento internacional nasceu na Austrália, em 2003. A campanha busca ressaltar a importância dos cuidados com a saúde e incentiva a realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.
Ainda, o tema do Ministério da Saúde para o Novembro Azul neste ano de 2022 é: "Homem, saúde é vida! Cuide-se de Novembro a Novembro". Os homens são os maiores usuários de bebida alcoólica, do tabaco, de alimentação com mais gordura de origem animal, sedentarismo, estres, má qualidade de sono e outros hábitos que acabam prejudicando a saúde, predispondo ao surgimento de doenças (câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, etc.).
De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, 47 mil óbitos, de 2019 a 2021, ocorreram em razão da doença. Ainda, só em 2021, cerca de 16 mil homens faleceram por este motivo, o equivalente a 44 mortes por dia.
Com informações: Instituto Nacional do Câncer (INCA), Ministério da Saúde (MS) e Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SESA-RS).