APMP apoia pelo 4º ano consecutivo a campanha Outubro Rosa e ilumina sede de Curitiba
Pelo quarto ano consecutivo a APMP, por meio da Diretoria de Comunicação e da Diretoria de Mulheres Associadas, apoia a campanha internacional Outubro Rosa, que tem como principal objetivo lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, a fachada da Sede de Curitiba permanecerá iluminada em rosa.
Além de toda a fachada externa, a APMP iluminou de rosa também a recepção do segundo andar da sede de Curitiba.
O Outubro Rosa é a segunda campanha consecutiva de conscientização realizada pela APMP em 2022. No mês passado a Associação ficou alguns dias iluminada em amarelo, em alusão ao Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio. No próximo mês será a vez do Novembro Azul, causa ligada às doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de câncer de próstata.
Outubro Rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. Essa campanha, hoje internacional, tem o objetivo de conscientizar a população para que haja controle do câncer de mama por meio do autoexame e de outros métodos de prevenção.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 66.000 mulheres desenvolverão câncer de mama em 2022. No ano de 2020, o INCA registrou cerca de 17.000 mortes devido ao câncer de mama. A doença é o tipo mais comum, depois do câncer de pele. Ainda, é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Com informações: INCA.