APMP participa da primeira reunião do ano do Grupo de Pesquisa de Inovação do MPPR
A Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) marcou presença na primeira reunião de 2025 do Grupo de Pesquisa de Inovação, Direito e Novas Tecnologias do Ministério Público do Paraná (MPPR). O encontro, realizado na manhã desta segunda-feira (10), de forma virtual, contou com a participação do 1º Vice-Presidente, Fernando da Silva Mattos.
Durante a reunião, o Diretor de Inovação e Tecnologia da APMP, Marcos José Porto Soares, ministrou uma exposição sobre o impacto das novas tecnologias no Direito e apresentou reflexões baseadas em seu livro Justiça na Blockchain – Smart Contracts e Cortes Descentralizadas, destacando as transformações digitais no sistema de Justiça.
Sobre o grupo
Criado em 2021, o Grupo de Pesquisa surgiu por iniciativa dos promotores de Justiça Fernando da Silva Mattos e Marcos Porto Soares, em parceria com o procurador de Justiça Rodrigo Régnier Chemim Guimarães. O objetivo é promover debates sobre os desafios e oportunidades que a inovação tecnológica traz ao sistema jurídico, além de sugerir encaminhamentos estratégicos à Administração Superior do MPPR.