APMP participa das celebrações do Dia Nacional do Ministério Público no MPPR
A presidente da APMP, Symara Motter, participou, nesta quinta-feira (14), dos eventos que marcaram o Dia Nacional do Ministério Público, ocorridos na sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba.
Além da Presidente da APMP, compuseram a mesa do evento: o procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen; o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; o delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach; o deputado estadual Alexandre Curi; o arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo; a corregedora-geral MPPR, Rosana Gaspari; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento do MPPR e coordenadora da Escola Superior, Samia Saad Gallotti Bonavides; e o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos em Exercício do MPPR; Humberto Eduardo Pucinelli.
Os ministros Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Sérgio Luiz Kukina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acompanharam a solenidade por teleconferência.
Na ocasião, foram realizadas as seguintes atividades: reunião do Colégio de Procuradores de Justiça, formalização do Plano de Educação em Direitos Humanos do Sistema de Justiça e Segurança Pública do Estado do Paraná, lançamento do livro “As Faces do Racismo e o Sistema de Justiça”, posse do novo Corregedor-Geral do MPPR, homenagem aos membros que se aposentaram em 2023, além da entrega do Prêmio Prata da Casa de 2023.
Lançamento oficial do livro “As Faces do Racismo e o Sistema de Justiça”
Inicialmente, após as discussões relacionadas à reunião do Colégio de Procuradores de Justiça, foi realizado o lançamento oficial do livro “As Faces do Racismo e o Sistema de Justiça”, uma homenagem póstuma a Miriam de Freitas Santos, que foi associada da APMP e procuradora de Justiça do Paraná, organizada pela Escola Superior do Ministério Público e patrocinado pela Associação Paranaense do Ministério Público.
Após as falas dos associados Eliezer Gomes da Silva e Amanda Ribeiro dos Santos, familiares de Miriam dos Santos foram presenteados com a obra e com uma homenagem especial.
Posse do novo Corregedor-Geral
Posteriormente, ocorreu a cerimônia de posse do procurador de Justiça, Paulo Sergio Markowicz de Lima, no cargo de Corregedor-Geral do MPPR, e da procuradora de Justiça, Jacqueline Batisti, no cargo de Sub-Corregedora-Geral, para o biênio 2024-2026.
A cerimônia contou ainda com um momento de despedida da então Corregedora-Geral, Rosangela Gaspari, que permaneceu no cargo de 2021 a 2023. Clique aqui e leia mais.
Homenagem aos aposentados e Prêmio Prata da Casa encerraram as celebrações do dia
As celebrações do Dia Nacional do Ministério Público prosseguiram no período da tarde. No primeiro momento, os membros da instituição e servidores que se aposentaram durante o ano de 2023 foram homenageados pela administração superior do MPPR.
Na sequência, o procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia, a presidente da APMP, Symara Motter, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora da Escola Superior, Samia Saad Gallotti Bonavides, o corregedor-geral, Paulo Marcowicz, e o procurador de Justiça, ex-procurador-geral, ex-presidente da APMP, ex-presidente da CONAMP e decano da instituição, Milton Riquelme de Macedo, entregaram as premiações aos vencedores do Prêmio Prata da Casa de 2023.
Neste ano, m foram 42 iniciativas e projetos inscritos em quatro categorias: atuação estratégica na esfera extrajudicial; atuação estratégica no âmbito judicial; atuação estratégica nas unidades de apoio e assessoramento dos órgãos da administração; promoção de direitos, atenção e apoio às vítimas. Confira aqui os projetos vencedores.
Clique aqui e confira as fotos.