APMP participa de evento “Aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero no Direito de Família” no TJPR
O 1º Vice-Presidente da APMP, Fernando da Silva Mattos, representou a entidade, nesta quinta-feira (13), no evento “Aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero no Direito de Família”, realizado no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
A Coordenadora da Escola Superior do Ministério Público do Paraná e Diretora de Acompanhamento Legislativo da APMP, Fernanda da Silva Soares, também prestigiou o encontro.
A abertura do evento contou com a presença do Vice-Presidente do STF, Ministro Edson Facchin, presidente do TJPR, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, do vice-diretor da Ejud-PR, desembargador Rogério Etzel, além de autoridades da magistratura, Ministério Público do Paraná, OAB-PR, Defensoria Pública e demais órgãos ligados ao sistema de justiça.
Lançamento do livro “Direito das Famílias com Perspectiva de Gênero”
Na ocasião, ocorreu o lançamento do livro “Direito das Famílias com Perspectiva de Gênero”, escrito pelo Desembargador de Justiça do Paraná, Eduardo Augusto Salomão Cambi, que anteriormente foi membro do MPPR e Associado da APMP.
A obra examina a evolução histórica das famílias no Brasil e discute novas possibilidades para a construção da literatura e da jurisprudência com as lentes de gênero. Tem a finalidade de contribuir para a compreensão das desigualdades sociais causadas pela reprodução de regras e noções edificadas sob o androcentrismo, fundado no machismo estrutural, no patriarcado, na divisão sexual do trabalho, na misoginia e no sexismo.
Eduardo Augusto Salomão Cambi é Pós-doutor pela Università degli Studi di Pavia. Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Paraná -UFPR. Professor Associado da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP e do Centro Universitário Assis Gurgaz – FAG. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Presidente do Instituto Paranaense de Direito Processual. Membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas.