APMP participa de reunião no MPPR para discutir a criação de um Grupo Especial do Tribunal do Júri
Na última quinta-feira (02), a Presidente da APMP, Symara Motter, e o 1º Vice-Presidente, Fernando da Silva Mattos, representaram a Associação em uma reunião na Procuradoria-Geral realizada para discutir a criação do Grupo Especial do Tribunal do Júri.
O encontro ocorreu em formato híbrido e contou com a participação de mais de cem membros do Ministério Público do Paraná. Na ocasião, foram apresentadas, pelos participantes, sugestões que serão incorporadas à proposta de implementação da nova estrutura institucional, que funcionará como órgão de coordenação, interlocução, alinhamento e apoio aos membros da instituição com atuação no Tribunal do Júri.
Entre as principais propostas apontadas durante a reunião destacam-se a criação de núcleos regionais para fortalecimento da atuação em todo o estado, a possibilidade de colaboração, compartilhamento de estratégias e divisão de atribuições entre os promotores do júri, de modo a otimizar a preparação e a atuação durante os julgamentos, além do oferecimento de apoio psicológico especializado no tema.
Foram apresentadas, ainda, questões estruturais e tecnológicas, como disponibilização de ferramentas para gravação e transcrição de depoimentos e julgamentos, criação de materiais de apoio para facilitar a compreensão e a apresentação de evidências.
Na mesma data, a APMP protocolou requerimento 4141/2024 direcionado ao PGJ consolidando sugestões discutidas com os integrantes da Diretoria de Acompanhamento Legislativo, Teilor Santana da Silva, Thimotie Aragon Heemann e Fernanda da Silva Soares.
Também participaram de forma presencial do encontro: o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti; o Coordenador de Assuntos Institucionais do MPPR e Diretor Executivo da APMP, André Tiago Pasternak Glitz; o Promotor de Justiça, Alexey Choi Caruncho – representando a Subprocuradoria de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, o Caop Criminal, do Júri e de Execuções Penais e o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp); a Diretora-Secretária da PGJ, Nayani Kelly Garcia; e o Promotor de Justiça, Cláudio Franco Felix.