APMP participa do 2º Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia do Ministério Público
A APMP participou, por meio do 1º Vice-Presidente, Fernando da Silva Mattos, do 2º Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, uma iniciativa da Estratégia Nacional do MP Digital e da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Além de Fernando Mattos, também estiveram presentes o Coordenador de Assuntos Institucionais do MPPR, André Tiago Pasternak Glitz; o Promotor de Justiça e Diretor de Inovação e Tecnologia da APMP, Marcos José Porto Soares; a Promotora de Justiça e 1ª Secretária, Cláudia Juliana Almeida Erbano; e o Promotor de Justiça Adjunto da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Francisco de Carvalho Neto.
A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.
O Congresso, que recebeu cerca de 280 inscrições, foi prestigiado por conselheiros do CNMP, procuradores-gerais de Justiça, representantes de associações e diversos membros e servidores do Ministério Público brasileiro.
A palestra de abertura foi realizada pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União e especialista em inovação e governança pública, Wesley Vaz, e teve como tema “A nova governança pública na era da Inteligência Artificial - os impactos na liderança e na estratégia”.
A programação teve como foco a priorização e implementação de estratégias para trazer inovação e incentivar a evolução digital no Ministério Público. Participaram como expositores personalidades que são referência em criatividade, inovação e tendências no mundo do trabalho, como Martha Gabriel, consultora nas áreas de inovação e marketing digital; Thiago Mattos, expert em futuros; e Christian Wolthers, empreendedor, investidor-anjo, advisor, além de colunista do portal "Startups".
Ainda, foram realizadas oficinas sobre Design Thinking para projetos de IA (SERPRO); IA Generativa na atividade-fim do MP (Paulo Marques e Octavio Paulo Neto); e Automação de processos na prática (EloGroup), além de serem apresentados diversos sistemas utilizados pelas diferentes unidades do MP.