APMP realizou o Curso de Atualização em Tribunal do Júri “Munir Gazal”
A APMP, em parceria com a Escola Superior do Ministério Público e Fundação Escola do Ministério Público do Paraná, realizou entre os dias 01 e 05 de agosto, o Curso de Atualização em Tribunal do Júri “Munir Gazal” - Uma Abordagem sob a ótica do Ministério Público.
Durante os cinco dias, os participantes acompanharam conteúdos ministrados por membros do Ministério do Público com grande experiência no Tribunal do Júri, que apresentaram seus conhecimentos e vivências práticas no exercício dessa importante atividade ministerial. Durante a abertura, foi prestada uma homenagem ao procurador de Justiça aposentado, Munir Gazal. Clique aqui e confira como foi a abertura do curso.
O coordenador do Curso de Atualização em Tribunal do Júri e promotor de Justiça, Marcelo Balzer Correia, falou sobre a homenagem a Munir Gazal e destacou a qualidade do evento.
“O conteúdo do curso foi cuidadosamente elaborado para abranger uma ampla gama de tópicos relevantes e atuais, no que diz respeito ao trabalho do Promotor de Justiça frente ao Tribunal do Júri. Os palestrantes, verdadeiras referências em suas respectivas áreas, entregaram conteúdos de alto valor e expertise, enriquecendo ainda mais o conhecimento dos presentes”, destacou Balzer, que também parabenizou as três instituições envolvidas na realização do curso, APMP, FEMPAR e MPPR, por meio da Escola Superior.
A programação do curso contou com aulas na Escola Superior do Ministério Público na terça e quarta-feira. Entre quinta-feira e sábado as aulas ocorreram na FEMPAR. Após a última atividade, foi realizado, na sede da APMP em Curitiba, o almoço de confraternização e encerramento do evento.
Um dos associados que acompanhou toda a programação, o promotor de Justiça Julio Cesar Moraes Comin, ressaltou a importância da contribuição de cada um dos palestrantes e enalteceu a presença do homenageado Munir Gazal (saiba mais aqui). “Ele mostrou o quão imprescindível é manter-se inconformado com a injustiça e a impunidade, nos presenteando com sua luz e energia necessárias para inspirar nossa atuação”, disse Comin.
O promotor de Justiça afirmou ainda: “Um "curso" representa também uma trajetória, uma marcha, uma direção em movimento na busca de um objetivo composto de desafios e oportunidades. Se fosse possível resumir tamanho aprendizado ousaria dizer: coragem, sabedoria, disciplina e destemor são essenciais para quem aceita a sagrada missão de defender o mais sublime dos dons: a vida”, afirmou.
Por sua vez, a associada e promotora de Justiça, Clara de Campos Martins Rodrigues, ressaltou a importância da realização de cursos neste formato com enfoque em questões mais práticas, sem descuidar da teoria:
“O curso de atualização foi formidável. Com uma abordagem tanto prática quanto teórica, permitiu que nós Promotores de Justiça estejamos mais preparados, capacitados e motivados para bem desempenhar nossas funções na defesa intransigente da vida nos plenários do Tribunal do Júri”, completou a associada.
Confira as fotos do curso.
Dia 01 – Homenagem Munir Gazal e Palestra Paulo
Dia 02 – Palestras Ticiane, Alex Fadel e Guilherme Resende
Dias 03, 04 e 05 - Palestras com Eugênio Amorin
Dia 05 - Almoço de Encerramento