Associado Gabriel Thomaz da Silva participou de curso sobre o combate ao crime organizado na Itália
O Associado e Promotor de Justiça, Gabriel Thomaz da Silva, participou, durante o mês de abril em Roma (Itália), do curso "Combate ao Crime Organizado: Novos Paradigmas na era da Hiperconectividade”, promovido pela Accademia Juris Roma.
Na oportunidade, foram ministradas palestras com renomados professores e profissionais da área, dentre eles o Procurador-Geral antimáfia da Itália, o Procurador-Geral da Suprema Corte de Cassação e o professor emérito, Luigi Ferrajoli.
O enfoque principal do curso consistiu na exposição das medidas adotadas pela Itália no combate às organizações mafiosas, que há séculos estão presentes no país e são diuturnamente combatidas por órgãos especializados dos três poderes e do Ministério Público.
Nas palestras, os expositores detalharam como as organizações criminosas operam na Itália, além de sua conexão com outros países. Também apresentaram as medidas cautelares e investigativas que são aplicadas para o enfrentamento deste tipo de criminalidade.
“Constatou-se que a Itália possui um arcabouço legislativo específico para o combate as organizações criminosas do tipo mafioso. É conferido um tratamento legal e jurisprudencial mais recrudescido a essa modalidade criminosa, visando garantir a efetividade das investigações e a responsabilização dos criminosos, os quais cumprem pena em regime penitenciário diverso dos demais”, relatou o associado.
Além do conteúdo de sala de aula, o curso contemplou visitas institucionais na Embaixada do Brasil e na Suprema Corte de Cassação italiana, onde foi possível acompanhar uma sessão de julgamento.