Associados concluem Curso de Especialização em Ministério Público

Conheça os especialistas em MP
20 de setembro de 2022 > Desenvolvimento Acadêmico, Diretoria

Na última sexta-feira (16), na sede do Ministério Público do Paraná (MPPR), ocorreu a formatura da 2ª Turma de Especialização em Ministério Público. Três promotoras e dois promotores, que foram empossados em novembro de 2020, receberam a certificação da Escola Superior do MPPR, concluindo uma etapa importante do processo de vitaliciamento na carreira. 

Receberam a certificação na última sexta-feira: as promotoras: Julia de Brito Pereira Fortuna, Marina Campos Correa e Elineide Elga Andrade; e os promotores: Leonardo Pena Guedes Amin, Murilo Euller Catuzo. 

O procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia abriu a solenidade destacando a importância da formatura. “É um privilégio estar presidindo essa seção, que é a segunda de formatura, dos novos promotores agora concluindo seu curso de formação e praticamente se tornando vitaliciados”, disse Giacoia.

Na sequência, o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), André Tiago Pasternak Glitz fez questão de enaltecer a atuação de destaque dos promotores nos dois anos iniciais de MPPR. “O caminho foi trilhado por vocês, reafirmando o compromisso e a escolha que vocês fizeram há dois anos, quando decidiram dedicar a vida de vocês ao Ministério Público e a defesa da sociedade. Posso testemunhar que temos quatro colegas que já nos fazem sentir orgulho pela trajetória que tiveram nos últimos dois anos”, destacou.

Emocionado, o orador da turma, Murilo Euller Catuzo relatou os desafios encontrados na carreira de quem escolhe trilhar o caminho dentro do Ministério Público. “O início de uma nova carreira, a distância da cidade de origem, o tribunal do júri, o contato com realidades antes não imagináveis e principalmente o contato com pessoas que confiam ao Ministério Público o resgate do seu mínimo essencial passam a ser rotina e não há livro que nos prepare para isso”, lembrou Catuzo.

O procurador de Justiça e patrono da turma, Marcelo Adolfo Rodrigues agradeceu a homenagem e ratificou o compromisso do MP com a justiça social e a democracia. “Nós como promotores nunca podemos aceitar como natural a injustiça, a arbitrariedade ou qualquer sinal do abuso de poder. Devemos lutar todos os dias pela justiça, pela democracia”, enfatizou o promotor.

Homenageada pela turma, a promotora de Justiça, Aysha Sella Claro de Oliveira, Conselheira Fiscal da APMP, enalteceu os formandos. “Vocês dignificam o cargo que exercem e engrandecem o nosso MP. Nossa função é absolutamente essencial para essa construção de uma sociedade cada vez melhor”, afirmou Oliveira.

Antes das entregas dos certificados, o paraninfo da turma e o subcorregedor-geral do MPPR, Paulo Sérgio Markowicz de Lima lembrou da importância social do MP.

"Nós temos que lembrar que somos agentes de transformação social. Fico feliz pelas matérias que cada de um de vocês escolheram, porque são temas que são extremamente relevantes no dia a dia da sociedade”, disse.

Ao final, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, juntamente com os demais componentes da mesa entregaram os certificados aos quatro formandos presentes. 

Veja fotos da cerimônia aqui. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.