Associados em Destaque 01/2015

Osman Arruda, Júlio Cesar, Robertson Fonseca, Saint-Clair Honorato e Luiz Celso de Medeiros
20 de fevereiro de 2015 >

 

Associados lançam a obra "Júri - Técnica e Tática"

Instituto Brasileiro do Júri será apresentado oficialmente à comunidade jurídica

O presidente da APMP, Francisco Zanicotti, recebeu na tarde do dia 12 de fevereiro os associados Osman de Santa Cruz Arruda, Nilton Bussi e Glaucio Antonio Pereira. Na ocasião os Procuradores de Justiça aposentados convidaram todos os associados, na pessoa de Zanicotti, para o lançamento do livro "Júri - Técnica e Tática". O evento acontecerá no dia 17 de março (terça-feira), às 18 horas, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Curitiba.

A obra "Júri - Técnica e tática" é coordenada pelo presidente do Instituto Brasileiro do Tribunal do Júri (IBTJ), Osman de Santa Cruz Arruda, e pelo advogado criminalista Mauricio de Santa Cruz Arruda. Segundo Osman, o livro visa aperfeiçoar o conhecimento e desenvolver dentro da teoria científico-jurídica a experiência prática ajustada às teses de defesa por especialistas na área. "A obra é uma concentração de esforços no aperfeiçoamento no que diga respeito à tática e às técnicas que se adotam principalmente no Plenário do Júri, evidentemente que atrás de todo este contorno vem o aspecto doutrinário, jurídico, e agora, principalmente com a nova lei. O júri na verdade é o endereço certo para o julgamento de todos os crimes contra a vida", frisa.

Entre os autores do livro estão outros associados, como Nilton Bussi, Mauricio Kuehne, Glaucio Antonio Pereira e Marcelo Balzer Correia.

No entendimento do associado Nilton Bussi, um dos autores do livro, a atuação dos promotores de justiça, advogados, juízes e jurados é a essência de um tribunal eminentemente popular e democrático. "Nesse julgamento estamos materializando uma das garantias constitucionais que é o cerne da democracia, o julgamento do ser humano por seres iguais. Não é um julgamento feito por um técnico, é um julgamento humano. Esta é a grande virtude do Tribunal do Júri", destacou.

Durante o lançamento ocorrerá a solenidade oficial de apresentação à comunidade jurídica, da diretoria do Instituto Brasileiro do Júri - IBTJ. Logo após, serão homenageados pelo Instituto o Procurador Geral de Justiça - Gilberto Giacoia; o Presidente da OAB - Juliano Breda e o ex-Procurador Geral de Justiça, hoje orador da APMP - Luiz Chemim Guimarães.

________________

 

Júlio Cesar da Silva ganha troféu em Clínica de Tênis do Costão do Santinho

O associado Júlio Cesar da Silva participou da tradicional Clinica de Tênis de Verão do Costão do Santinho, de 04 a 11 de Janeiro, e conquistou o primeiro lugar em sua categoria (35 / 45 anos), trazendo para o Paraná o troféu de Campeão. Cerca de 70 atletas competiram nesta Clínica de Verão.

Além da competição, a Clínica de Tênis oferece um sistema de treinamentos e atividades que tem por objetivo fazer o tenista vivenciar diariamente uma série de experiências onde todos os participantes recebem ensinamentos que visam produzir aprendizados práticos, de ordem tática e técnica alem de oficinas, palestras, jogos e torneios.

O evento atende desde grupos de crianças a jovens e adultos que se dividem nas quatro Clínicas com duração de uma semana cada uma. Tem como filosofia uma gama de particularidades organizadas visando atender os tenistas.

Nesta edição da Clínica, o instrutor foi o tenista Glauco Pereira, que vem atuando há 25 anos como professor de tênis, trabalhando com todos os perfis de alunos, desde crianças, infanto-juvenis, tenistas de competição, adultos homens e mulheres.

 

 ________________

 

Robertson de Azevedo recebeu título de Cidadão Honorário e Saint-Clair foi homenageado

O Promotor de Justiça Robertson Fonseca de Azevedo, de Maringá, recebeu em dezembro de 2014 o título de cidadão honorário da Câmara de Vereadores de Lidianópolis.

A sessão solene aconteceu na localidade do Porto Ubá, que pertence ao município de Lidianópolis. Robertson recebeu a condecoração pelos bons serviços prestados ao Vale do Ivaí, mas principalmente à associação de pescadores, a Z-17, presidida por Marildo Oliveira. Segundo a entidade, Azevedo se uniu a comunidade de pescadores em 2004, quando uma portaria proibiu a pesca nos Rios do Paraná, sem nenhuma base legal, prejudicando estes trabalhadores que vivem da pesca. A luta teve sua vitória dez anos depois, em 26 de setembro, de 2014, onde após muito debate, o IAP liberou a pesca em 110 quilômetros do Rio Ivaí, trecho entre São Pedro do Ivaí (Prainha) até Ivaiporã, no Porto de Areia. Além deste episódio, o promotor também apoiou as cidades da região, para evitar que os Rios fossem barrados para a construção de pequenas usinas elétricas, as PCHs, algo considerado prejudicial à natureza pelos ambientalistas.

Na oportunidade também foi homenageado o Procurador de Justiça, Saint-Clair Honorato Santos. O Procurador é coordenador das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente e colaborou para que estas conquistas fossem possíveis. Saint-Clair não pode comparecer a cerimônia de entrega e enviou um membro de sua equipe, Edinei Bueno, como seu representante. Além do título de cidadão honorário, Robertson Fonseca de Azevedo e Saint-Clair Honorato foram condecorados com o título de sócio benemérito da Associação de Pescadores Z-17 de Patrulha Ambiental do Porto Ubá, criada para proteger o rio.

Durante o evento, Saulo Guerra, presidente da Câmara, e todos os vereadores discursaram sobre a importância do trabalho dos homenageados. Para o prefeito Celso Antônio Barbosa, presente na sessão, a comunidade tem uma gratidão especial a estas pessoas que passaram a ser consideradas como membros do município.

 

 ________________

Vice-Presidente da APMP recebe medalha Sangue Rionegrense

No ano em que o Brasil comemora o septuagésimo (70º) aniversário das vitórias da FEB (Força Expedicionária Brasileira) nos campos da Itália, o associado e 2º Vice- Presidente da APMP, Luiz Celso de Medeiros, recebeu a medalha Sangue Rionegrense. A cerimônia cívica foi realizada no dia em que se comemorou o Dia da Bandeira no quartel do 5º Regimento de Carros de Combate do Exército Brasileiro, no município de Rio Negro-PR, o qual faz divisa com o município de Mafra/SC.

Na ocasião, Medeiros recebeu a medalha “Sangue Rionegrense” em homenagem aos relevantes serviços prestados ao Regimento e à Comunidade, outorgada pelo comandante do 5º RCC, tenente-coronel EB Sérgio Manoel Martins Pereira Junior.

A medalha Sangue Rionegrense é uma das maiores honrarias concedidas pelo 5º RCC e visa cultuar a memória dos combatentes rio-negrenses mortos em combate na 2ª Guerra Mundial, dentre eles o sargento Max Wolf Filho e os soldados Adir Jorge, Gumercindo da Silva e Luiz Stoeberl Filho.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.