ASSOCIADOS EM DESTAQUE
Pedro Ivo recebe homenagem de Santa Casa de Paranavaí
O associado Pedro Ivo Andrade, promotor de Justiça de Maringá, recebeu, na última quinta-feira (16/03), uma homenagem prestada pela direção da Santa Casa de Paranavaí durante o jantar em comemoração aos 60 anos da entidade. A homenagem foi recebida pelo promotor em virtude de sua atuação determinante para o processo de reabertura do Hospital, ainda no ano de 2001, quando era titular da Promotoria da Saúde de Paranavaí. Na época, devido à crise financeira, seguida de greve de funcionário, a Santa Casa acabou fechando as portas, situação que perdurou por aproximadamente 40 dias, ocasionando prejuízos para 29 municípios da região noroeste. Nesse período, o associado realizou inúmeras reuniões com funcionários, médicos, associados, membros da diretoria e autoridades municipais e estaduais ligadas à área da saúde, que foram determinantes para a reabertura do hospital.
Pedro Ivo já havia recebido, ainda naquele tempo, o reconhecimento da Câmara Municipal de Paranavaí, por meio de uma “Menção Honrosa” por sua atuação. Agora, cerca de 15 anos depois, a própria direção da entidade, que depois da reabertura naquela época, sob nova direção, tomou um novo rumo e hoje se transformou num hospital de referência na região noroeste do Estado, relembrou os fatos e entregou ao promotor uma placa destacando sua “atuação corajosa, firme e eficiente no momento mais delicado da longa história da instituição”.
O associado dividiu com a APMP a satisfação que teve em receber tal homenagem. “Ver o seu trabalho, realizado em nome da sua Instituição e em benefício da comunidade, relembrado e novamente reconhecido mais de 15 anos depois, é gratificante e um grande estímulo na carreira", finalizou.
Mariana Seifert Bazzo recebe Menção Honrosa da ALEP
No início de março, a associada Mariana Seifert Bazzo, promotora de Justiça de Curitiba, com atuação no Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero, recebeu uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A homenagem foi entregue durante a sessão plenária do dia 06 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado oficialmente no dia 8 de março.
A homenagem, proposta pelos membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), segundo a assessoria da ALEP, é o reconhecimento da Casa aos profissionais que se destacaram em suas funções na proteção às mulheres, na luta contra a violência e contra o preconceito. Durante o evento foi lançada também a campanha “Todas Pela Paz”, escolhida como mensagem de esperança às mulheres que ainda sofrem com agressões e intolerância.
Para a associada, foi uma grande felicidade ter sido contemplada com tal homenagem. “É gratificante quando vemos o reconhecimento de um trabalho na área dos direitos da mulher em situação de violência, por parte de órgãos com a importância de uma assembleia legislativa estadual, uma vez que ainda permanecem diversos preconceitos com relação a essa temática. Trata- se de um avanço em benefício de toda a sociedade”, declarou.
Estava presente também durante o evento o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção aos Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.
Edson Peters publica o livro “Áreas Verdes Urbanas”
O associado Edson Luiz Peters, procurador de Justiça, em conjunto com os advogados Alessandro Panasolo e Melina Samma Nunes, publicou pela editora Ambiente Juris o livro “Áreas Verdes Urbanas - À Luz da Nova legislação Florestal”.
A obra traz a importância do cuidado com a natureza nos ambientes urbanos, no intuído de garantir a prevenção de desastres ambientais e assegurar a qualidade de vida dos habitantes. Ainda, esta edição destaca também o papel estratégico e a autonomia das gestões ambientais municipais para tornar as cidades mais sustentáveis de acordo com o regime jurídico vigente. Aborda-se ainda as hipóteses de intervenção em áreas verdes protegidas, a regularização fundiária em área urbana consolidada, as alterações que ocorreram na nova Lei Florestal (Lei nº 12.561/12) e os caminhos para a regularização fundiária urbana.
O lançamento oficial da publicação ocorrerá no Dia Mundial da Água, próxima quarta-feira, 22 de março, a partir das 19h, na sede da OAB, localizada na Rua Brasilino Moura, 253, no bairro Ahú, em Curitiba.
A primeira edição do livro será distribuída gratuitamente aos promotores de Justiça que atuam na área ambiental de nosso Estado (abrangendo todas as Comarcas do Paraná). Para os demais interessados, há alguns exemplares para retirada na Sede Administrativa da APMP.
Convidamos os associados a prestigiarem o lançamento da obra.
Serviço
Lançamento do livro “´Áreas Verdes Urbanas – À Luz da Nova Legislação Florestal”
Data: 22/03
Horário: 19h
Local: OAB - PR
Rua Brasilino Moura, 253 - Ahú, Curitiba