Curso de Atualização em Tribunal do Júri tem início com homenagem a Munir Gazal
A APMP realizou nesta terça-feira (01), na Escola Superior do Ministério Público, a abertura do Curso de Atualização em Tribunal do Júri, ocasião em que foi prestada uma homenagem ao procurador de Justiça aposentado, Munir Gazal.
Compuseram a mesa de abertura do evento: a presidente da APMP, Symara Motter; o procurador de Justiça aposentado e homenageado, Munir Gazal; representando a Escola Superior do MPPR, a promotora de Justiça, Mabiane Czarnobai Message; o vice-presidente da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (FEMPAR), Alexandre Ramalho de Farias; o coordenador do Curso de Atualização em Tribunal do Júri e promotor de Justiça, Marcelo Balzer Correia; e o procurador de Justiça, Paulo Sergio Markowicz de Lima.
Em sua fala inicial, a presidente da APMP, Symara Motter, destacou a o quão importante é a realização de cursos e eventos que promovam a capacitação prática dos associados e associadas. “Em eventos como esse o Ministério Público produz conhecimento sobre como o direito é, mas sobretudo como o direito deve ser, em seu papel transformador da realidade social, unindo teoria e prática”, afirmou.
“Falar do Tribunal do Júri é expressar-se além das palavras, é dar forma as palavras impressas nos códigos e sobressair sentimentos. No Tribunal do Júri, não há espaço para a redução de direitos, mas sim de implementação e respeito incondicional aos direitos constitucionais e convencionais”, emendou a presidente.
Representando a Escola Superior do Ministério Público do Paraná, a promotora de Justiça, Mabiane Message deu boas-vindas aos alunos do curso e demais presentes.
Na sequência, foi a vez do coordenador do curso, Marcelo Balzer, fazer a abertura do evento, com uma especial homenagem a Munir Gazal. Na introdução de seu discurso, Balzer contou uma história de uma família árabe, realizando um paralelo com Gazal. Em seguida, ele apontou que o nome “Munir” traz consigo dois verbos importantes, que se relacionam diretamente com a história do procurador de Justiça aposentado no Ministério Público. “O nome Munir é um presságio, pois nasceu para UNIR e MUNIR. Unir os promotores que atuam no Tribunal do Júri para uma reflexão sobre essa Instituição e nos “Munir” de conhecimento e experiência”, disse Balzer.
“Essa homenagem é um pequeno reconhecimento por todo o trabalho árduo, pelos dias e noites de estudo e preparação, pelos momentos de tensão e pela sua constante busca por fazer o que é certo”, completou o coordenador do curso.
Logo em seguida, Symara Motter convidou o ex-presidente da APMP e um dos incentivadores do curso, André Tiago Pasternak Glitz, para entregar uma placa em homenagem a Munir Gazal, com a seguinte mensagem:
“Homenagem da Associação Paranaense do Ministério Público ao associado Munir Gazal pela combativa, honrosa e profícua atuação como membro do Ministério Público do Paraná, ao longo de mais de 40 anos. Nosso reconhecimento por ser um dos mais notáveis Promotores de Justiça da história do Ministério Público Araucariano a atuar no Tribunal do Júri, na defesa intransigente da vida. Seu trabalho exemplar e seu profundo conhecimento no Júri tornou-se inspiração e referência para várias gerações de associados!”.
Emocionado com a honraria, Munir Gazal fez questão de agradecer o reconhecimento. “Estou extremamente honrado e emocionado com essa homenagem. Agradeço imensamente a APMP pelo reconhecimento e por essa reverência prestada a minha caminhada dentro do Ministério Público do Paraná”, destacou Gazal.
Após a abertura solene, foram realizadas as duas exposições iniciais do curso. A primeiro foi do procurador de Justiça, Paulo Markowicz de Lima, com o tema “Atuação nos crimes dolosos contra vida em 2º grau”.
Por fim, Munir Gazal realizou a palestra magna do evento. A explanação contou com a participação do associado Júlio César Moraes Comin, que encenou uma peroração do livro “Coletânea de Temas ao Promotor do Júri” de autoria do próprio Munir Gazal. Todos os participantes foram presenteados com um exemplar da obra. Ao final de sua palestra, Munir Gazal foi aplaudido de pé.
O evento, que é uma realização da Associação Paranaense do Ministério Público e conta com a participação da Escola Superior do Ministério Público e Fundação Escola do Ministério Público do Paraná, continuará até o dia 05 de agosto.
Confira aqui as fotos do 1º dia de curso.