Dia Internacional de Combate à Corrupção é celebrado com o IX Encontro da Rede-Lab

Ministérios Públicos Estadual e Federal, Receita Federal e Polícias Federal e Civil integram a Rede
9 de dezembro de 2015 >

Nesta quarta-feira, 09 de Dezembro, comemora-se o Dia Internacional de Combate à Corrupção e a APMP está sediando, por solicitação do procurador de Justiça Vani Antônio Bueno, Coordenador do Núcleo de Apoio Técnico à Execução - CAEx, e da promotora de Justiça Lucimara Rocha Ernlund Iegas, Chefe do Núcleo de Inteligência do MPPR, o IX Encontro da REDE-LAB (Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia). O evento é organizado pelo Ministério da Justiça e teve início no dia de hoje (9), na sede administrativa de nossa Associação, em Curitiba.

Compuseram a mesa na solenidade de abertura o Presidente da APMP - Cláudio Franco Félix, o Coordenador da REDE-LAB no Ministério da Justiça - Leonardo Terra, a Corregedora Regional da PF no Paraná - delegada de Polícia Federal Rosicleya Baron de Albuquerque Barradas, representando o Superintendente da Polícia Federal no Paraná e o procurador de Justiça Coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx) - Vani Antônio Bueno.

Após saudar e dar boas vindas aos integrantes das instituições presentes no evento, o Presidente da APMP falou sobre a importância do combate à corrupção. “Entendo que assim como as formas de corrupção e a criminalidade evoluíram, as formas de combate a esse mal também precisam evoluir. Esta é a resposta que a sociedade espera das instituições que compõem a Rede de Laboratórios de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O aperfeiçoamento do combate à corrupção é a melhor forma de trazer efetividade na luta contra as organizações criminosas atuais”, esclareceu Cláudio Franco Félix. 

O IX Encontro da REDE-LAB acontece até a próxima sexta-feira (11). Informações podem ser obtidas pelo e-mail redelab@mj.gov.br ou pelo telefone (61) 2025-9300.

 

A REDE-LAB

A Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (REDE-LAB) é o conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil.

Sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) instalado no Ministério da Justiça, no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), é o órgão gestor da REDE-LAB, servindo como unidade modelo e, também, definindo as ações de aprimoramento dos demais Laboratórios.

 

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO

O dia da celebração do Dia Internacional contra a Corrupção remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.