Dia Nacional de Combate ao Câncer - 27 DE NOVEMBRO
A APMP, em virtude do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro), está ressaltando a importância dos exames periódicos. A Promed possui uma médica que está disponível para orientar aqueles que desejarem tirar as suas dúvidas em relação à doença.
Segundo a União Internacional de Controle do Câncer (UICC) são 13 milhões de casos diagnosticados ao ano em todo o mundo, cerca de 580 mil apenas no Brasil. Esta é a terceira doença que mais mata no país, mas pode ser prevenida ou curada se diagnosticada no estágio inicial.
Câncer
Segundo a Fundação do Câncer, ele é um conjunto de cem doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. E estas células, ao se dividirem, provocam a formação de tumores malignos que podem se espalhar por todo o corpo, a chamada metástase.
As possíveis causas do câncer trazidas pela fundação são fatores externos e internos que variam em cada caso, causado por fatores como meio ambiente ou hábitos de vida de cada indivíduo.
O câncer é uma doença complexa e provoca muitas dúvidas e medos nas pessoas. Pensando nisso, o Hospital do Câncer de Barretos, referência na área oncológica, elaborou uma lista de quatro mitos que são apontados como principais fatores que prejudicam o tratamento, a prevenção e o diagnóstico precoce da doença:
Mito 1: Não é necessário falar sobre câncer
Realidade: Apesar do câncer se um tópico difícil de abordar, em particular em algumas culturas e condições, afrontar a doença abertamente pode melhorar os resultados a nível individual, comunitário, e de políticas públicas.
Mito 2: Não há sinais ou sintomas de câncer
Realidade: Para muitos tipos de canceres, há sinais de alerta e sintomas e os benefícios de um diagnóstico precoce são indiscutíveis.
Mito 3: Não há nada que eu possa fazer sobre câncer
Realidade: Há muito que fazer a nível individual, comunitário e político e, com a estratégia correta, um terço dos cânceres mais comuns podem ser prevenidos.
Mito 4: Eu não tenho direito a tratamento de câncer
Realidade: Todos tem o direito a acesso a tratamentos efetivos contra o câncer em igualdade de condições, sem sofrer dificuldades.
Com informações: Hospital de Câncer de Barretos.