Diretoria de Mulheres realizou 5ª turma do curso de Defesa Pessoal para Mulheres
A manhã do primeiro sábado de junho foi movimentada na sede da APMP de Curitiba com a 5ª Turma do Curso de Defesa Pessoal para Mulheres. Associadas da APMP e servidoras do Ministério Público participaram da atividade. O projeto é uma iniciativa da APMP, por meio da Diretoria de Mulheres, e da Assessoria Militar do Ministério Público do Paraná (MPPR), com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional do MPPR.
Esta foi a terceira turma com a participação das servidoras do MPPR, em razão da parceria da Associação com a ASSEMP-PR.
A aula foi aberta pela Major Debora Cristina Scremin de Oliveira, assessora Militar junto ao MPPR, que dou boas-vindas às alunas e agradeceu a Diretoria de Mulheres por mais essa ação conjunta. Na sequência, o instrutor Tenente Cochek apresentou a dinâmica da aula e fez um aquecimento com as participantes.
A abordagem do conteúdo foi teórico-prático, com todas as alunas treinando as técnicas ensinadas. Cochek teve a colaboração da Tenente Jéssica de Moraes Machado, chefe da Seção de Treinamento e Desenvolvimento da Assessoria Militar do MPPR. Entre os fundamentos abordados estavam deslocamento, guarda, defesa no solo (levantada técnica), esgrima e técnica de asfixia (mata-leão), entre outros.
Também esteve presente, como apoio, o Cabo Pedro Henrique do Nascimento, integrante da Assessoria Militar do MPPR.
A aluna Lygia Maria Erthal, esposa do associado Mauro Sergio Rocha, comentou sobre a aula. “Foi uma ótima oportunidade para aprendermos com os excelentes instrutores que, com técnicas adequadas e treino, qualquer pessoa está apta para a defesa pessoal. Obrigada a todos os envolvidos, especialmente a APMP por mais essa iniciativa”, afirmou Erthal.
A Tenente Jéssica finalizou o curso e em sua fala destacou: “As técnicas ensinadas são apenas uma base e instigam as participantes a buscarem mais condicionamento, uma vez que a Defesa Pessoal requer treinamento constante, para capacitar as alunas a agirem com mais calma e eficiência num momento de tensão, principalmente quando estão na iminência ou já sofrendo algum tipo de agressão”.
A Diretora de Mulheres da APMP, Mariana Dias Mariano, celebrou a realização desta 5ª turma do Curso. “Nesta turma de junho, a primeira de 2023, somando as quatro turmas anteriores, alcançamos o número de 85 alunas que puderam aprender técnicas de defesa pessoal voltadas às mulheres. Para a Diretoria de Mulheres é um marco a ser comemorado”, afirmou.
Após a aula, as participantes tiveram um coffe-break, organizado pela APMP, com o apoio do restaurante Due Chef.
SOLIDARIEDADE - No dia da aula, as participantes doaram itens de higiene básica para mulheres em situação de vulnerabilidade social (absorventes descartáveis, lenços umedecidos íntimos e sabonetes). Os itens serão destinados ao Coletivo Igualdade Menstrual.
Clique aqui e veja as fotos desta turma.