Em noite memorável, associada Maria Tereza Uille Gomes é homenageada na APMP
Ocorreu na noite da última sexta-feira, 7 de outubro, o Jantar em Homenagem à associada e ex-presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Maria Tereza Uille Gomes. O evento especial aconteceu no Salão Nobre da APMP e foi repleto de emoção e carinho para com a homenageada.
O presidente da APMP, Cláudio Franco Felix, recepcionou e felicitou a convidada especial na sua chegada ao evento. Após, Maria Tereza cumprimentou e recebeu o carinho de cada um dos mais de 150 presentes que foram ao jantar para prestigiá-la.
Em nome da Associação, o presidente da APMP prestou sua homenagem à associada. “Tenho aprendido neste primeiro ano na frente da Associação o quanto sua presença foi e é importante para a nossa história. [...] Essa homenagem que a APMP traz, com um grupo de amigos, é uma homenagem merecida, é uma obrigação. Nós precisamos e devemos sempre reconhecer tudo que foi construído na nossa história”, afirmou.
Cláudio Franco Felix ainda destacou as vitórias da classe e agradeceu à associada por sua contribuição. “Em meio às viagens que vou representando a Associação, percebi a força que conquistamos dentro da CONAMP e do Congresso, e isso foi obtido com luta, com vitórias, com batalhas travadas. Todos que estão aqui sabem das dificuldades que estamos sofrendo e dos problemas que ainda vamos enfrentar, os ataques decorrentes do exercício de nossas funções. A APMP atingiu um grau de respeito muito grande em virtude daqueles que sempre lutaram por nós, pela nossa entidade de classe, pela nossa instituição. Então eu não poderia deixar de lhe dar os parabéns e agradecer a você, Maria Tereza. É o mínimo que a Associação pode fazer”, declarou.
O presidente da instituição ainda fez a entrega da placa de homenagem da APMP para Maria Tereza, que contém um agradecimento especial e destaca as relevantes conquistas em prol da entidade de classe, a qual presidiu durante quatro gestões – biênios 1999-2001, 2001-2002, 2005-2007, 2007-2009 –, contribuindo incansavelmente nas causas associativas. A placa ainda leva palavras de reconhecimento. “A história desta Associação é marcada por suas mãos que souberam conduzir sabiamente cada luta e desafio. Reconhecemos toda a dedicação e empenho dispensados no fortalecimento e na união dos membros do Ministério Público do Paraná. Nossa imensa estima e gratidão para Maria Tereza Uille Gomes”, diz.
O discurso de homenagem à procuradora de Justiça recém-aposentada foi realizado pelo associado Ervin Fernando Zeidler, procurador de Justiça, que trabalhou com Maria Tereza durante sua gestão como Procuradora-Geral de Justiça do Paraná. Ervin iniciou a homenagem citando palavras do poeta português Fernando Pessoa. “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”, citou.
“De fato, o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem – a vida é breve; a grande lição, a inexorável lição é que tudo passa. Logo, o nosso grande desafio é, na brevidade do nosso tempo, impor algum modo a nossa marca naquilo que fazemos. E é pelo que fizermos que seremos lembrados. E quando falo em deixar uma marca para a posteridade, a Tereza é daquelas pessoas que sempre será lembrada”, declarou Ervin.
Emocionado, o colega relembrou dos importantes feitos realizados pela ex-presidente da APMP, uma gestão atenta aos anseios dos colegas e tendo como norte o interesse público, e sua conquista como a primeira mulher no cargo de Procurador-Geral de Justiça do Paraná. Ervin ainda exaltou as qualidades da homenageada, como a honestidade, a transparência, o caráter, o empenho, a dedicação, além da competência funcional.
Logo em seguida, Ervin entregou uma placa de homenagem do 2º Grupo Cível à homenageada.
Em seu discurso, Maria Tereza Uille Gomes agradeceu a noite memorável ao presidente da APMP, Cláudio Franco Felix, ao colega Ervin Fernando Zeidler, e a presença de todos no evento. A homenageada falou sobre sua trajetória no Ministério Público do Paraná e das comarcas onde atuou.
“Em determinado momento completei meu tempo de serviço e fiquei naquela encruzilhada: ou continuo no Ministério Público ou entendo que o que eu tinha que fazer foi feito. Foi feito, não por realização própria, mas por realização de todos aqueles amigos e amigas, que ao longo de minha trajetória sempre estiveram juntos, dando apoio absoluto, sendo cinco vezes eleita pela classe, reconhecimento majoritário da nossa classe, da confiança que era possível fazer o bem, estar sempre construindo, jamais destruindo”, afirmou a homenageada, que ainda destacou a força do Ministério Público.
“Acho que cumpri minha missão no Ministério Público, verdadeiramente uma missão. E quero agradecer do fundo do meu coração, quero agradecer com muito amor, o amor que tenho pelo Ministério Público, eu quero representar neste momento, por uma frase de gratidão, agradecendo pelo amor que tenho pelas minhas filhas, todo amor que recebi pela família do Ministério Público. Obrigada!”, agradeceu emocionada.
Na noite memorável, os presentes ainda desfrutaram de um jantar preparado especialmente pelo Buffet Due Chef para a ocasião, além de uma mesa de docinhos deliciosos feitos pelo Cake da Hora.
Clique aqui e confira as fotos.