Funcionária da APMP conclui curso de Formação Inicial e Continuada de Defensoras e Defensores Populares de 2023
Em uma história de exemplo e de inspiração, a funcionária da APMP, Divanir Fiatcoski, foi uma das formandas do Curso de Formação Inicial e Continuada de Defensoras e Defensores Populares de 2023 promovido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR).
O objetivo do curso é formar pessoas capacitadas para reconhecer ofensas aos direitos humanos em suas comunidades e replicar conhecimentos e orientações às cidadãs e cidadãos sobre seus direitos.
Divanir Fiatcoski, chamada carinhosamente de Diva, atua na APMP como copeira há mais de dez anos. Ela contou que optou pela realização do curso por indicação de colegas e que realizou a inscrição quase no encerramento do prazo. “Recebi de uma colega e quando vi faltavam cinco minutos para o fechamento do prazo. Eu fiz com o objetivo de buscar um crescimento pessoal”, contou Diva.
“Foi um período de muita aprendizagem, realmente evoluí muito pessoalmente. A gente as vezes não pensa no lado das pessoas e no curso nós vimos de perto a situação de pessoas em situação de rua, àqueles em condição de risco e vulnerabilidade, pessoas trans, indígenas, mulheres violentadas. É uma nova realidade que nós vemos no curso e aprendemos como ajudar”, completou.
Com a formatura, agora os defensores públicos populares ficam aptos a realizarem algumas atuações diretas e específicas nas comunidades.
A funcionária fez questão de agradecer todo o apoio que recebeu da APMP para realizar o curso, tanto na gestão anterior, quanto na atual, que não mediram esforços e auxiliaram Diva para que ela pudesse concluir as atividades.
Por fim, Diva destacou o quão importante é buscar conhecimento, independente da área de atuação ou da idade. “Para estudar não existe hora, todo dia podemos aprender coisas novas. Se tivermos pessoas dispostas a compartilhar conhecimento temos sempre que aprender, pois sozinhos não vamos para lugar algum. Tenho nos meus planos ainda seguir com os estudos e buscar minha graduação. Aprendi que conhecimento é uma coisa que ninguém tira de nós”, completou a nova Defensora Pública Popular.