Última chance para participar do programa Imposto de Renda Solidário 2015
Os associados que não participaram do programa Imposto de Renda Solidário em dezembro, ainda possuem uma segunda chance para ajudar crianças e adolescentes em situação de risco, destinando parte do seu imposto de renda devido. Os repasses podem ser realizados até o próximo dia 29 de abril.
Por orientação da Delegacia da Receita Federal de Curitiba, e conforme disposto na Instrução Normativa nº 1.311 de 31/12/12, as Pessoas Físicas que farão a Declaração de Ajuste Anual 2016, ano calendário 2015, entre o período de 01/03/2016 e 29/04/2016, poderão efetuar doação ao Fundo Municipal para Criança e o Adolescente - FMCA, Curitiba - Paraná, diretamente na declaração, conforme disposto no art. 8ª-A, em até 3% do imposto devido.
Como contribuir
Nesta segunda fase do programa Imposto de Renda Solidário, as pessoas físicas que declaram pelo formulário completo podem destinar até 3% do IR devido relativo ao exercício 2015 para doação. O repasse é feito em apenas alguns minutos e é uma forma fácil de ajudar milhares de crianças e adolescentes.
O doador deve seguir os seguintes passos:
1º - Após terminar o preenchimento da sua declaração, selecione “Resumo da Declaração” e escolha a opção “Doação diretamente na declaração – ECA”. Clique em “Novo”, escolha o “Fundo Estadual do Paraná” e digite o valor calculado pelo programa da Receita Federal.
2º - Entre na opção “Imprimir” e selecione o “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA”.
3º - Efetue o pagamento do DARF até 29 de abril de 2016.
4º - Caso tenha interesse em destinar esse valor da doação a alguma instituição ou projeto específico, será necessário enviar cópia do documento DARF, devidamente pago, com a indicação do Projeto escolhido para o e-mail: doacao@fas.curitiba.pr.gov.br e para a entidade beneficiada (confira aqui os projetos participantes).
5º - Guarde o comprovante de pagamento.
APMP e Imposto de Renda Solidário
A Associação Paranaense do Ministério Público está realizando esta campanha para estimular a doação de parte do imposto de renda devido e com isso proporcionar que muitos sonhos se tornem realidade. A APMP recebeu o contato de algumas instituições participantes e sugere abaixo quatro delas para os associados contribuírem. Confira:
- Associação Caminho da Vida – Lar Dona Vera
A associação existe há quase 20 anos e fica situada no bairro Santa Felicidade, em Curitiba; foi criada com intuito de abrigar crianças retiradas da guarda dos pais pelo Conselho Tutelar devido a denúncias de maus tratos e violência. Atualmente o lar abriga 26 crianças de 0 a 9 anos de idade.
Além do repasse de parte do Imposto de Renda, o Lar Dona Vera também aceita ajuda de voluntários, doações e apoio financeiro.
E-mail para envio de comprovante: lardonavera@gmail.com .
- Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional
A FEPE mantém uma Escola de Educação Especializada gratuita para pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla Deficiência. Nela são atendidos 350 alunos, divididos nos seguintes programas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos. Os estudantes recebem acompanhamento pedagógico, clínico e socioassistencial por meio de uma equipe completa e especializada de profissionais das áreas de pedagogia, artes, música, informática, educação física, serviço social, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e reeducação visual.
A Fundação também aceita doações em produtos, como alimentos, produtos de higiene, roupas, brinquedos, móveis, entre outros utensílios. Ligue (41) 3111-1800 e agende a retirada da sua doação.
E-mail para envio de comprovante: projetos@fepe.org.br.
- Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN)
Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como missão a humanização do tratamento do câncer infanto-juvenil, para que todas as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de buscar a cura da doença. Trabalho voluntário, dinheiro, alimento, vestuário, móveis, utensílios, gestos de carinho, companheirismo e apoio. Qualquer forma de ajuda é bem-vinda e necessária para garantir o bem estar e a continuidade do trabalho desenvolvido nas unidades da APACN.
E-mail para envio de comprovante: eventos@apacn.org.br.
- Hospital Pequeno Príncipe
O Hospital é o maior complexo pediátrico de média e alta complexidade do país e oferece diversos serviços em saúde para crianças e adolescentes. O HPP recebe apoio por meio de projetos de investimento direto como Adote um Leito, Banco de Projetos e Rede do Bem.
E-mail para envio de comprovante: doepequenoprincipe@hpp.org.br.
Colabore com a campanha!
Apesar de o "Imposto de Renda Solidário" ser uma forma fácil e sem custos de ajudar a quem precisa, o número de repasses ainda é baixo. De acordo com dados da Receita Federal, em Curitiba, o potencial de pessoa física que poderia ser utilizado em 2014 era de R$ 108 milhões, mas foram repassados apenas pouco mais de R$ 4 milhões, totalizando 4,3% do valor.
Saiba mais no site Criança quer Futuro: