Luiz Bernardo Pericás no Café com Letras de Maio
A Associação Paranaense do Ministério Público realizará, no próximo dia 23 de maio, a 17ª edição do Café com Letras. O tema do encontro será a obra literária “Caio Prado Júnior: uma biografia política” com o convidado especial e autor do livro, Luiz Bernardo Pericás.
A palestra terá início às 19h, mas a partir das 18h30 todos estão convidados para o café de confraternização. O encontro será no salão nobre da sede administrativa da APMP, localizado na Rua Mateus Leme, 2018, 3º andar, no Centro Cívico, em Curitiba.
Na ocasião, Luiz Bernardo falará sobre o livro mencionado, recentemente publicado pela Editora Boitempo, que retrata a militância do historiador Caio Prado Júnior, perseguido pela ditadura depois do golpe de 1964.
O livro estará à venda durante o evento e, logo após a palestra, haverá espaço para autógrafos.
Clique aqui e faça sua inscrição. O evento é gratuito e com vagas limitadas.
Sobre o livro
No livro “Caio Prado Júnior: uma biografia política”, Pericás procura demonstrar a relação entre a obra teórica e a atuação política do historiador marxista, que para o autor é um dos maiores intérpretes da realidade brasileira. De acordo com a obra, o jovem, nascido numa família aristocrática, decepcionado com os rumos da Revolução de 1930, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCB) e teve intensa atuação na Aliança Nacional Libertadora (ANL). Depois do golpe de 64, virou alvo da ditadura, quando teve os direitos políticos cassados e chegou a ser preso.
Conhecido tanto pela originalidade de seu pensamento quanto pela militância política, Caio Prado Júnior, conforme o obra, se tornou figura emblemática no desenvolvimento do marxismo nas Américas. Na biografia, o autor objetiva mostrar como o Marxista buscou entender a condição periférica do país em relação a outras economias. O resultado da sua preocupação constante com a elevação material, cultural e de consciência política das massas foi a publicação de diversos livros, como Formação do Brasil Contemporâneo, cuja tese “Sentido da colonização” consta como marco na historiografia nacional.
A obra é baseada na leitura minuciosa de centenas de documentos (muitos deles inéditos). Pericás mostra como o ativismo repercutiu na vida e na obra de Caio Prado Júnior, indo das primeiras leituras às viagens para o exterior (inclusive para os países socialistas), do golpe de 1964 aos debates sobre a revolução brasileira, do breve exílio no Chile ao retorno seguido de encarceramento, chegando por fim ao legado de seu ideário para a esfera pública. O autor ainda discute aspectos teóricos da obra caiopradiana e elementos de seu pensamento.
Sobre Luiz Bernardo Pericás
Luiz Bernardo Pericás é formado em História pela George Washington University, doutor em História Econômica pela USP e pós-doutor em Ciência Política pela FLACSO (México). Professor de história da USP, foi visiting Scholar na Universidade do Texas. É autor, pela Boitempo, do premiado “Os cangaceiros – Ensaio de interpretação histórica”(2010), entre outros. Ganhador do Prêmio Ezequiel Martínez Estrada, da Casa de las Américas (2014), pelo livro Che Guevara y el debate económico en Cuba. Pericás é ainda colunista mensal do Blog da Boitempo e professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo.
Serviço:
Café com Letras – “Caio Prado Júnior: uma biografia política”
Data: 23 de maio de 2016
Palestrante: Luiz Bernardo Pericás
Horário: 19h
Local: Associação Paranaense do Ministério Público
Rua Mateus Leme, 2018 - 3 º andar (Salão Nobre), Centro Cívico – Curitiba / PR.
Mais informações: www.apmppr.org.br ou (41) 3352-2919