Maria Tereza Uille Gomes é designada para atuar como colaboradora eventual da Presidência do CNMP

Designação foi realizada pelo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco
11 de janeiro de 2024 > Notícias

A ex-presidente da APMP, ex-procuradora-Geral de Justiça do Paraná e associada, Maria Tereza Uille Gomes, foi designada para atuar como colaboradora eventual da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público. 

O convite para atuar no cargo foi efetuado diretamente pelo Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público e Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco. 

Histórico 

Maria Tereza Uille Gomes ingressou no MPPR em 1987. Após anos de atuação por diversas comarcas do estado, tornou-se a primeira mulher eleita presidente da APMP, em 1999. Em 2002, foi escolhida como procuradora-geral do Paraná, feito também inédito para mulheres. 

A associada voltou a presidir a APMP de 2006 a 2009 e foi eleita duas vezes à 1ª Vice-Presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça. Ainda, foi Secretária de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná e integrou o Conselho Nacional de Justiça por dois mandatos consecutivos, de junho de 2017 a junho de 2021, pela vaga de cidadão de notável saber jurídico e reputação ilibada mediante indicação da Câmara dos Deputados. 

Recentemente, foi homenageada com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau Comendador de 2023, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.