O amor que viralizou e contagiou os paranaenses
O nome “O amor contagia” foi uma predestinação do alcance que campanha que mobilizou a sociedade paranaense durante o período da pandemia do novo coronavírus teria. Foram 200 mil paranaenses impactados com a arrecadação de R$ 17 milhões. Mais de 150 entidades (de acolhimento de crianças, idosos e pessoas com deficiências) foram beneficiadas com cestas básicas e kits de higiene. Fora 48 hospitais filantrópicos que receberam materiais como medicamentos, insumos e equipamentos hospitalares e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Foram distribuídas mais de um milhão de máscaras, em diversos locais incluindo presídios. “Foi a maior campanha de arrecadação do estado e uma das maiores do país”, afirma a coordenadora da Campanha e Promotora de Justiça das Fundações e Terceiro Setor do Ministério Público do Paraná (MPPR), Karina Anastacio Faria de Moura Cordeiro.
O projeto começou com uma pesquisa que apontava que muitas das entidades assistenciais não iriam sobreviver durante o período da pandemia. Elas fechariam as portas se não recebessem ajuda. Essa informação motivou a Promotoria de Fundações e do Terceiro Setor de Curitiba a buscar parcerias para reduzir os impactos sociais e econômicos na população mais vulnerável. A união das promotorias de Justiça do MPPR e do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), que firmaram uma parceria com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR) e, esta, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi o pontapé inicial.
Logo em seguida, se uniram ao grupo: Instituto GRPCOM, Instituto Positivo, Grupo Marista e uma série de outras entidades. “Somos gratos à Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), vez que foi uma das primeiras entidades a confiar e acreditar no projeto. A generosidade dos associados nos permitiu contribuir com a população mais vulnerável, no momento crítico da crise sanitária”.
A campanha ganhou uma segunda fase em 2021 atuando preferencialmente no apoio aos hospitais públicos e filantrópicos que atendam leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente com entrega de respiradores. A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA-PR) contribuiu indicando os hospitais mais necessitados de apoio. "O Amor Contagia consagra o Ministério Público como um importante agente de transformação social, reafirmando que somente atitudes proativas e articulação com a sociedade civil conduzirão por caminhos de solidariedade e menos desigualdades”.
A campanha contou com uma grande divulgação, que incluiu chamadas no horário nobre da Rede Globo, outdoors e uso das redes sociais, tudo realizado por profissionais voluntários da área de Comunicação Social. Também houve um rigoroso controle para que o processo tivesse transparência e governança. As entidades beneficiadas passaram pelo crivo de Comitê que analisaram sua situação legal e qual era a sua necessidade.
O projeto recebeu o 2º. Lugar na Categoria Integração e Articulação, do Prêmio CNMP 2021. E, ainda, recebeu o Selo de Reconhecimento do CNMP por atuação na área de Respeito e Diversidade. O selo foi concedido a somente 16 dos mais de 530 projetos inscritos. “Esse reconhecimento demonstra que o MP pode ser um importante agente de transformação social, através da constante integração com a sociedade civil”.