Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, e Promotor de Justiça, Carlos Eduardo Azevedo, são homenageados pela Polícia Militar

Ambos receberam a medalha Coronel Sarmento
17 de maio de 2024 > Gerais

Na manhã desta sexta-feira (17), o Procurador-Geral de Justiça, Francisco  Zanicotti, e o Promotor de Justiça Carlos Eduardo Azevedo, da 1ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria Militar, receberam a medalha Coronel Sarmento, a mais distinta condecoração da Polícia Militar do Paraná (PMPR). A cerimônia ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. 

Segundo a PMPR, a entrega da medalha Coronel Sarmento representa a celebração do trabalho conjunto para garantir a segurança e o bem-estar da população paranaense. Em seu discurso durante a solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar, Jefferson Silva, enfatizou o significado da honraria concedida aos agraciados. "Esta é mais do que uma simples medalha. É um reconhecimento a todos aqueles que, com sua dedicação e comprometimento, fortalecem dia após dia a Polícia Militar do Paraná", ressaltou. 

Coronel Sarmento 

O coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta no “Combate do Irani”, em 1912, na qual teve o olho ferido. 

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907.   Participou de todas as operações revolucionárias da corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil. 

Com informações e imagens: PMPR

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.