PROMED libera exame Tomossíntese Digital
A APMP vem informar que, após realizar diversos estudos acerca da Tomossíntese Digital e considerando ainda o atual quadro financeiro do PROMED, liberou a realização do referido exame.
Comunicamos também que o estabelecimento conveniado com o PROMED para o procedimento é o DAPI.
Sobre o exame Tomossíntese Digital
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia - SBM, a tomossíntese é uma aplicação avançada da mamografia digital que permite uma avaliação tridimensional da mama e a obtenção de múltiplas finas imagens, as quais são analisadas em uma estação de trabalho dedicada com monitores de alta resolução.
Enquanto a mamografia digital permite a visualização bidimensional (2D), capturando a imagem de um ponto fixo, a tomossíntese é um exame em 3D. Ela realiza uma varredura da mama captando imagens em vários ângulos sequenciais e um software processa essas imagens para a reconstrução tridimensional. De acordo com a médica Ana Claudia Silveira Racy, radiologista do Hospital Albert Einstein, o sistema oferece detalhes que permitem identificar tumores mais facilmente, principalmente em mamas mais densas, diferenciando-os, por exemplo, de uma simples sobreposição de estruturas glandulares, algo comum nas mamografias de pacientes mais jovens.
Confira aqui mais informaões sobre o exame.