Saiba para onde estão sendo destinados os recursos da campanha S.O.S Chuvas
Entidade que representa mais de mil promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) está arrecadando recursos para auxiliar as vítimas das enchentes por meio da campanha S.O.S Chuvas. A iniciativa não possui qualquer relação com outras entidades e governos e é inteiramente conduzida pelos representantes do Ministério Público gaúcho, que uniram forças neste momento de extrema dificuldade para ajudar quem mais precisa em todo o Estado.
Neste primeiro momento, os valores arrecadados estão sendo destinados à compra de mantimentos e itens essenciais para o socorro e o acolhimento das vítimas nas centenas de cidades do Rio Grande do Sul que estão em situação de calamidade pública. “Em meio a este momento crítico, em que o Rio Grande do Sul pede ajuda, estamos presenciando uma enorme corrente de solidariedade que se manifesta no alto volume de doações e na presença de incontáveis voluntários que estão trabalhando dia e noite para acolher as vítimas desta catástrofe”, ressalta o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares. “Agradecemos imensamente o apoio de todos que estão aderindo à campanha. Juntos, seguiremos amparando aqueles que mais precisam de ajuda”, completa.
Todas as ações da AMP/RS estão sendo documentadas e serão divulgadas em uma prestação de contas completa, aberta e transparente a ser realizada após este momento de resgate e emergência. Enquanto isso, a prestação de contas parcial da destinação dos recursos pode ser acompanhada, abaixo, na lista de algumas das ações já realizadas.
Participe da campanha S.O.S Chuvas com doações para o PIX (CNPJ) 870.275.950.001-57
ou transferência bancária: Banco Sicredi (748) - Agência 0105 - Conta 50370-3
15/05
Para a região metropolitana de Porto Alegre, a Associação do Ministério Público doou mil litros de combustível para abastecer as embarcações que estão atuando nos trabalhos de busca e resgate.
Também em Porto Alegre, com o valor doado pela AMP/RS, estão sendo produzidas diversas mantas e roupas para crianças e bebês. As entregas estão sendo realizadas diretamente para as mães necessitadas em diferentes locais de acolhimentos.
13/05
Em Faxinal do Soturno, na região Central, a AMP/RS entregou, na segunda-feira, 13 de maio, ao Instituto Renascer Faxinal do Soturno, uma série de itens de higiene pessoal, além de diversas roupas íntimas para acolher as vítimas das enchentes na cidade.
10/05
Em Rio Grande, a Promotoria de Justiça recebeu da AMP/RS, na sexta-feira, 10 de maio, uma série de denotativos e colchões para acolher as vítimas das enchentes no município da região Sul do RS. Em um dos abrigos coordenados pelo MP, foram abertas vagas exclusivas para mulheres e crianças. Com o nível da Lagoa dos Patos acima de 2m37cm, Rio Grande registra a maior cheia da história da cidade, desde 1941.
09/05
Em São Jerônimo, na região Carbonífera, foram doados alimentos e itens de primeira necessidade ao Centro de Referência à Mulher Florescer, espaço de acolhimento de vítimas em situação de vulnerabilidade social. A cheia do rio Jacuí deixou centenas de famílias desalojadas em São Jerônimo.
08/05
Em Canoas, na região metropolitana, a AMP/RS realizou a doação de 71 colchões à Universidade La Salle, que abriga 700 pessoas desalojadas pelas enchentes. Com a entrega, a Associação contribui para amparar os desabrigados. A doação ocorreu na quinta-feira, dia 8 de maio.
Em Caxias do Sul, na Serra, a AMP/RS realizou a doação de produtos de limpeza e utensílios como baldes, vassouras, rodos e capas impermeabilizantes para colchões, por exemplo. Os materiais foram encaminhados para a Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul, responsável pelo acolhimento de vítimas no Ginásio do Sesi.
Por meio dos recursos arrecadados na campanha S.O.S Chuvas, foram adquiridos 444 metros de telhas para amparar a população afetada pela enchente em Bento Gonçalves, na região da Serra. Os materiais foram comprados a preço de custo junto à empresa Solução Telhas e Metais, que aderiu à corrente de solidariedade que se instalou em todo o Estado, por iniciativa do Promotor de Justiça, Manoel Figueiredo Antunes. As telhas foram encaminhadas para a Defesa Civil de Bento Gonçalves, que fará a distribuição nas áreas mais afetadas do município.
Em outra frente, a AMP/RS também entregou remédios, donativos, alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e de crianças na sede do Ministério Público, na Rua Santana, 440, em Porto Alegre. Os itens arrecadados foram destinados aos abrigos de acolhimento às vítimas das enchentes.
Além das doações, a AMP/RS também abriu o ginásio de esportes da sede campestre, na Zona Sul de Porto Alegre, para acolher servidores do Ministério Público que estão desabrigadas devido à situação de calamidade pública no Estado. No ginásio, os servidores têm recebido abrigo, roupas e alimentação. Uma equipe de voluntários da AMP/RS atua para dar suporte às vítimas.
04 e 05/05
A AMP/RS realizou as primeiras entregas de donativos adquiridos com os valores arrecadados na campanha S.O.S Chuvas. Os primeiros valores foram convertidos em cobertores, colchões e mantimentos entregues a famílias da Região das Ilhas, em Porto Alegre, área duramente impactada pela cheia do Guaíba. Alimentos e produtos de higiene também foram comprados e destinados ao Centro Social Padre Pedro Leonardi, localizado no bairro Restinga, na zona Sul de Porto Alegre.
Em uma iniciativa conjunta, ao longo de todo o final de semana, a AMP/RS e o Ministério Público do Rio Grande do Sul receberam doações de água, cobertores, roupas, lençóis, materiais de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e de crianças na sede do MPRS localizada na Rua Santana, 440, em Porto Alegre. Os itens arrecadados foram destinados aos abrigos de acolhimento às vítimas das enchentes.
Com informações e imagens: AMP/RS