Sete promotores substitutos são empossados e recebidos na APMP para reunião de boas-vindas

Evento de posse e encontro na Associação ocorreram na segunda-feira (15)
19 de maio de 2023 > Diretoria

Na última segunda-feira (15), sete promotores substitutos foram empossados em cerimônia realizada na sede do Ministério Público do Paraná (MPPR). No mesmo dia, os mais novos membros do MPPR foram recepcionados pela diretoria da APMP, na sede da Associação. Na própria APMP foi realizado também o jantar de comemoração. 

Foram empossados neste dia: Vinicius Ribeiro de Rezende, Alan Ayala da Silva Luiz Felipe Borges Silva Iberê Baracioli Catanozi, Anne Cristiny Lima Strapasson, Fernando Antônio Gaitkoski e Rodrigo Diniz Vaz de Almeida. 

Abrindo a recepção aos novos associados, na reunião na APMP, o presidente da Associação, André Tiago Pasternak Glitz, desejou as boas-vindas aos novos promotores e fez questão de enaltecer o histórico trabalho desenvolvido pela associação. 

“Nossa associação é muito mais do que um espaço de reuniões e confraternizações. Ela é um instrumento essencial na preservação e na defesa das nossas prerrogativas enquanto membros do Ministério Público. Esse certamente é o principal papel de uma associação do Ministério Público atualmente, em função da necessidade de lutarmos pela manutenção do regime constitucional democrático estabelecido”, afirmou Glitz. 

Na sequência, 1º secretário, diretor de Defesa Prerrogativa da APMP e promotor de Justiça, Fernando da Silva Mattos, complementou explicando de maneira detalhada o respaldo que a APMP oferece na defesa das prerrogativas dos membros do Ministério Público. 

“As associações adquiriram um papel fundamental na defesa das prerrogativas dos membros do Ministério Público, sem elas hoje o Ministério Público Brasileiro não seria o que é. Uma instituição respeitada e independente, que não serve a nenhum poder, somente à sociedade. As associações trabalham diariamente para que o Ministério Público siga com a força, o que permite que cada integrante exerça sua função de maneira independente”, explicou Fernando Mattos. 

A promotora de Justiça e integrante da Comissão de Apoio da Diretoria de Mulheres da APMP, Symara Motter, também presente na reunião, lembrou do quanto a Associação caminha lado a lado com cada associado. 

“A Associação é uma construção de gerações, que foi criada lá em 1951 e desde então vem sendo cada dia mais ampliada para novos serviços, ideias, para que todos se sintam acolhidos, seja nos momentos de dificuldade ou nas grandes realizações. É aqui na APMP que nossos anseios são ouvidos e é daqui que eles são levados para fora”, lembrou Motter. 

Por fim, a Diretora de Mulheres Associadas da APMP, Mariana Dias Mariano, finalizou explicando o trabalho desenvolvido com foco na igualdade de gênero. 

“Buscamos ter um olhar da perspectiva de igualdade de gênero dentro da instituição. É uma diretoria de mulheres, mas não apenas para mulheres. Temos inúmeras pesquisas que mostram que as empresam que possuem os melhores resultados são as vanguardistas nas ações focadas na equidade de gênero. E nós trazemos esse olhar e esse posicionamento, por meio da diretoria de mulheres”, descreveu a Diretora. 

Veja aqui as fotos da reunião na APMP. 

A cerimônia de posse 

Na solenidade de posse, que ocorreu no MPPR na manhã de segunda-feira, estavam presentes na mesa: o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; a corregedora-Geral do MPPR, Rosângela Gaspari; o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), André Tiago Pasternak Glitz; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides; o procurador de Justiça, ex-procurador-geral, ex-presidente da APMP, ex-presidente da CONAMP e decano, Milton Riquelme de Macedo, o ex-procurador-Geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o ex-procurador-Geral de Justiça e ex-presidente da APMP, Ivonei Sfoggia, o procurador de Justiça, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, o procurador de Justiça e coordenador de Segurança Institucional,  Vani Antônio Bueno, e o ouvidor-geral eleito, João Henrique Vilela da Silveira. 

O procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia ressaltou a importância de que o Ministério Público volte seu olhar e sua atuação aos mais vulneráveis. 

“Que vocês entrem com a missão de serem os olhos da lei, para fazer sempre prevalecer as ordens da lei e, principalmente, defenderem com a força do poder do estado os mais vulneráveis e mais necessitados. Preparem seus corações para essa missão, façam a opção pelos mais vulneráveis, não silenciem diante da injustiça”, disse Giacoia, 

Em seu discurso durante a posse, o presidente da APMP, André Glitz, desejou boas-vindas aos novos promotores e fez um breve resgate histórico destacando a importância da independência da atuação dos membros do Ministério Público. “Essa independência é a essência da nossa instituição e por isso vocês possuem uma série de prerrogativas. A APMP estará sempre ao lado de vocês, para que possam cumprir com independência e de forma combativa essa importante missão que assumem a partir de hoje, ressaltou Glitz. 
 

O promotor substituto Vinicius Ribeiro de Rezende foi quem representou os novos membros do MPPR durante a posse. Em seu discurso, ele fez questão de agradecer aos amigos e familiares de cada um dos empossados. Ele também destacou o papel de destaque que o Ministério Público possui dentro da sociedade brasileira.  

“Ingressamos no Ministério Público do Paraná, uma instituição que impõe um protagonismo na sociedade. A amplitude das atribuições do Ministério Público traduz a importância da instituição que passamos a compor e também nos mostra o tamanho da responsabilidade que passamos a ter com a sociedade. Devemos sempre lembrar que por trás dos números dos autos existe uma pessoa, existe uma vida”, complementou Rezende. 

Clique aqui e confira as fotos da cerimônia de posse.  

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.