Setembro amarelo: PROMED e APMP reforçam cuidados com a saúde mental e canais de ajuda
Em apoio ao Setembro Amarelo - campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) - a PROMED e a APMP reforçam a importância dos cuidados com a saúde mental, não só ao longo do mês, mas durante o ano todo.
As entidades reiteram, também, canais de atendimento emergencial, como o Centro de Valorização da Vida (Disque 188), e orientações de como agir caso você perceba que alguém precisa de ajuda. Veja mais abaixo!
Sobre o Setembro Amarelo
“O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas por dia”, estampa o site da campanha. Saiba mais sobre a iniciativa clicando aqui.
Como ajudar?
Veja aqui formas de identificar quem precisa de ajuda e o que fazer.
Iniciativas
Atenta à essa questão, a APMP mantém, inclusive, ações permanentes em prol de associados, associadas e dependentes. A entidade integra, por exemplo, a Comissão de Saúde Mental do MPPR e oferece acesso ao Gympass/Wellhub, plataforma internacional de bem-estar que une atividade física, aulas de Mindfulness, sessões de terapia e acompanhamento com especialistas em qualidade do sono.
Saiba mais sobre o convênio clicando aqui.