Seu Imposto de renda pode ajudar Instituições
Os associados da APMP ainda podem doar parte do Imposto de Renda a projetos de entidades beneficentes. A Associação sugere duas instituições para que o associado destine 3% do Imposto de Renda devido. A primeira é o Hospital Pequeno Príncipe e a segunda é a APACN. A destinação deverá ser a apenas uma instituição e precisa acontecer até o dia 30 de abril. Esse repasse é fácil e sem custo para quem o faz e contribuirá para que essas duas entidades possam oferecer melhores condições de atendimento às crianças. Vale lembrar que, os associados podem destinar esse valor a qualquer
Hospital Pequeno Príncipe
É possível destinar, no momento da declaração, até 3% do Imposto de Renda devido do ano-base 2014. Basta declarar por formulário completo, seja o imposto retido na fonte ou a pagar, é muito fácil e sem custo! O valor é calculado pelo próprio software da Receita Federal e a doação é através do pagamento de um DARF, tendo posteriormente que indicar, por e-mail, o Pequeno Príncipe como a instituição beneficiada.
APACN
A Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) é uma instituição sem fins lucrativos, conhecida nacionalmente por ser a primeira Casa de Apoio do país criada para atender crianças carentes com câncer e pela excelência do trabalho que desenvolve aos pacientes e seus acompanhantes. As doações através do Imposto de Renda podem ser realizadas até o dia 30 de abril de 2015 e beneficiarão diretamente as crianças atendidas pela instituição.
Desde o dia 2 de março de 2015, a Receita Federal disponibilizou no próprio site, um link para declarações do Imposto de Renda e a opção para pessoas físicas que declaram pelo formulário completo, para doar 3% do imposto devido, para os projetos sociais aprovados pelo COMTIBA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), como é o caso do Projeto da APACN: “Profissional Solidário”.
O processo é simples:
3% do IR de 2014: No período de declaração, até 30 de abril de 2015, o pagamento será em DARF, valor calculado pelo software do IR, a doação será declarada automaticamente.
Para tanto, a Pessoa Física deverá seguir os seguintes passos:
1º - No RESUMO DA DECLARAÇÃO, escolher a opção DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO - ECA;
2º - Nessa opção, clicar em "NOVO" e escolher no tipo de Fundo a opção Municipal/DISTRITAL e digitar o valor a ser doado;
3º - Para emissão do DARF, na opção IMPRIMIR, escolher "DARF - DOAÇÕES DIRETAMENTE DA DECLARAÇÃO - ECA", e recolher no Banco até 30/04/15;
Importante: Para que a APACN seja beneficiada pelas doações diretas na declaração, será necessário enviar cópia do documento DARF PAGO, com a indicação do Projeto escolhido para o e-mail: doacao@fas.curitiba.pr.gov.br e para a entidade beneficiada.
Os projetos estão disponíveis no site: http://criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br
* texto retificado às 18h51 de 24.04.2015.